TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De Armazenagem

Casos: Planejamento De Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios da organização, o Homem em determinadas épocas se encontrava com dificuldades em conseguir materiais, alimentos, ferramentas, dentre outros, que viriam a ser necessários para sua sobrevivência nos períodos de falta. Analisando essa alternância de períodos tais de fartura e escassez, os povos para seu abastecimento necessitavam de um meio de se manterem, sendo que instintivamente o ser humano percebeu que poderia guardar todos estes itens para os momentos futuros de necessidades.

A armazenagem foi estabelecida no exato momento em que o ser humano primitivo descobriu que podia guardar para uso futuro os produtos excedentes às suas necessidades atuais, ou ainda para permutá-lo com outros produtos dos quais não dispunha (escambo).

Os armazéns surgiram da conseqüência de uma grande necessidade de reter mercadorias de forma apropriada de modo a preservar as características dos produtos e facilitar a circulação e distribuição de mercadorias. Os Egípcios construíram os primeiros depósitos de que se tem notícia, com o objetivo especifico de armazenar papiros e o trigo excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para posteriormente carregá-los em navios e trocá-los.

Um armazém propriamente dito é o ambiente para estocagem de produtos sendo finais ou não, que respeita toda uma norma de segurança especifica que varia de acordo com o produto em questão, este espaço físico atualmente é muito bem planejado para a estocagem, preocupando-se com saídas emergenciais, corredores de trafego dos veículos de carga, dentre outras importâncias a serem relevadas.

Um armazém é um espaço físico em que se depositam matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados a espera de ser transferidos ao seguinte ciclo da cadeia de distribuição. Age também como regulador do fluxo de mercadorias entre a disponibilidade e a necessidade de fabricantes, comerciantes e consumidores.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

As vantagens de uma empresa possuir um armazém de qualquer tipo que seja são muitas atualmente, diante do pressuposto que haja uma disposição de demanda no mercado de atuação, se a empresa possuir os produtos acabados armazenados poderá atender imediatamente a necessidade de seu cliente, assim mantendo sua posição em seu segmento, podendo também ser no caso de matéria-prima, sendo que no determinado período haja um pico de demanda muito alto além das projeções efetuadas pela empresa, sendo assim se a mesma tiver um estoque de segurança ou uma margem de armazenamento um pouco a mais da demanda habitual poderá atender sua linha de produção sem maiores problemas.

Dentre outras coisas também existem as desvantagens de manter material estocado, a principal é a de que produtos em estoque é dinheiro parado, ou seja, caso a empresa opte por manter um estoque de matéria-prima ou produtos acabados em seu armazém além do necessário da margem de segurança e no seu segmento de atuação haja uma crise ou qualquer problema que venha ocasionar a redução de consumo de seus produtos ofertados, esta situação ocasionará a redução de giro de seu estoque e queda de produção.

ATUALIDADES NA ARMAZENAGEM

No início do desenvolvimento das técnicas de armazenagem de materiais, sendo eles de qualquer tipo, não existiam muitas preocupações dentre condições de estocagem, otimização de espaço físico para condicionamento dos produtos, identificação dos volumes dentre outras importâncias tão freqüentes nos dias atuais. Os produtos eram movimentados ou por carroças puxadas a força animal, ou mesmo como na maioria das vezes o transporte era por força humana.

Entretanto com os avanços tecnológicos em todos os setores mercadológicos, as empresas começaram a desenvolver normas de execuções, controles de qualidade, padronização de espaços físicos, “softwares” para controle e gerenciamento de estoques foi desenvolvido para melhorar a gestão do armazém, novas máquinas como empilhadeiras, paleteiras, dentre outros meios mecânicos de movimentação de materiais foram criadas.

Atualmente antes de se instalar um armazém que ao contrário de antigamente, podem ser feitos de qualquer material como vinil que é de fácil montagem e geralmente são armazéns temporários, alvenaria, madeira dentre outros, algumas regras básicas são obedecidas para melhor aproveitamento dos recursos neles empregados. Porém independente se o armazém será construído dentro da empresa para gerenciamento de estoques de matérias-primas para produção ou se serão grandes centros de distribuição se faz por necessário o planejamento adequado de onde será implantado, como será sua área física, que tipo de produtos irá armazenar que tipo de piso deverá ter para a movimentação das cargas, etc.

Alguns princípios básicos devem ser obedecidos na armazenagem de materiais:

Planejamento: avaliar previamente a área de armazenagem antes de aceitar a contratação de um determinado lote a ser armazenado, verificando a existência de efetivas condições físicas e técnicas para receber, armazenar controlar e entregar adequadamente, observando natureza, peso e dimensões unitárias, características de movimentação.

Simplificação: desenvolver, adaptar e/ou implantar o arranjo físico de uma área de armazenagem, levando em conta as características dos equipamentos disponíveis e a localização de docas, portas e corredores, com o objetivo de simplificar ao máximo os fluxos de entrada e saída , de modo a obter a maior produtividade possível, sem ocasionar gargalos.

Integração: planejar a integração simultânea do maior número de atividades possível, organizando e coordenando todas as operações simultâneas.

Otimização de Espaço Físico: armazenamento técnico e seguro, para possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem, observando a resistência estrutural do piso e a capacidade volumétrica da área.

Verticalização: aproveitar os espaços verticais da melhor maneira possível, sem perder de vista a segurança da movimentação.

Mecanização: avaliar as reais necessidades, possibilidades e relação custo-benefício passíveis de serem obtidos com a mecanização dos procedimentos de movimentação de mercadorias.

Automação: avaliar a real necessidade e a relação custo-benefício de automatizar o gerenciamento da armazenagem, sistema de controle e demais sistemas administrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com