TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento De mão De Obra

Trabalho Universitário: Planejamento De mão De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  1.263 Visualizações

Página 1 de 7

5 SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Planejamento

Quando uma organização reconhece nas pessoas o seu grande diferencial, a sua área de recursos humanos é tida como estratégica, participa do processo decisório e está diretamente envolvida com as questões pertinentes ao alcance dos resultados. Nesta condição, a área de RH precisa alinhar-se às políticas e metas estabelecidas pela organização, para isso, necessita de um rigoroso planejamento de suas ações visando subsidiar o processo de tomada de decisão. Nesta linha, é de fundamental importância o Planejamento da Mão de Obra, que consiste na realização de um grande inventário para dimensionar a real capacidade de mão de obra instalada na organização, bem como para mapear o mercado de recursos humanos, estas informações comparada à cultura e a estratégias da empresa e à sua posição no mercado, permitirão planejar a curto, médio e longo prazo, à área de suprimentos. Para o intervalo de tempo definido é feita uma previsão dos recursos humanos necessários para satisfazer as necessidades e atender as demandas da organização. É preciso que as empresas tenham em mãos projetos de qualidade para que seja possível planejar e avaliar os objetivos do empreendimento de maneira clara para facilitar o direcionamento dos esforços individuais e em equipe, observando o planejamento e os desvios que nele ocorrerem durante todo o processo e formando equipe para o monitoramento do planejamento de materiais e mão de obra visando melhorar o desempenho.

A tomada de decisão em RH depende de a organização estar em crescimento ou em posição estável. O primeiro passo do planejamento de RH é conhecer o futuro da organização, e ter um administrador que saiba direcionar a empresa e seus negócios buscando crescimento que almeja. A partir daí verifica se o número e o tipo certo de pessoas que estão disponíveis para evitar contratações desnecessárias. Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimônios para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento da globalização. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna. A concretização de qualquer plano está centrada nas pessoas. A área de recursos humanos (também chamada de Gestão de Pessoas) é responsável por atividades como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e benefícios, socialização organizacional e desligamento. Se a empresa está procurando crescer e atingir novos mercados, a área de recursos humanos fica responsável por selecionar pessoas adequadas aos cargos, ou preparar a mão-de-obra atual disponível na empresa. Sendo assim para alcançar todo o seu potencial de realizações, a organização precisa ter as pessoas adequadas, em cargos adequados, disponíveis para o trabalho. As empresas inicialmente fazem uma análise de cargos para definir os cargos no interior da organização e os comportamentos necessários para desempenhá-los. As informações coletadas permitem elaborar: Uma descrição do cargo por escrito, declarando o que o ocupante do cargo realiza, além de como e por que realiza.

Uma especificação do cargo que formula o mínimo de conhecimento, aptidões e habilidades que um trabalhador precisa possuir para desempenhar o cargo com sucesso. Esses documentos auxiliam os gerentes a recrutar e selecionar adequadamente os novos contratados.

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes e ocupar cargos dentro das organizações, sendo possível observar como este processo é importante, pois esta vinculada aos planos de crescimento e desenvolvimento da empresa. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento. Verificou-se que as fontes de recrutamento são áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelos mecanismos de recrutamento. O mercado de recursos humanos apresenta fontes de recursos humanos diversificados que devem ser diagnosticadas e localizadas pela empresa. Deste modo, ela passa a influencia-las através de uma multiplicidade de técnicas de recrutamento, visando atrair candidatos para atender às suas necessidades. Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de Recursos Humanos poderia ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoa.

Recrutamento Interno Consiste nas praticas empregadas á divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, focando o mercado de mão-de-obra interno. Para que o recrutamento interno seja um instrumento eficaz no binómio satisfação do empregado/empresa, exige o conhecimento prévio de informações relacionadas com outros subsistemas, tais como: Resultados das avaliações de desempenho do candidato interno; Análise e descrição do cargo atual do candidato interno e comparação com a análise e descrição do cargo que se está a pensar ocupar, no sentido de avaliar as diferenças entre ambos e se necessário, desenvolver novas competências; Planos de carreira de pessoal para se verificar qual a trajetória mais adequada para o ocupante do cargo em questão; Condições de promoção do candidato interno, para saber se este tem um substituto preparado para o seu lugar; Resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de seleção aquando da sua entrada na organização; Resultados dos programas de formação, caso tenha feito, do candidato interno.

Vantagens e Desvantagens do Recrutamento Interno A vantagem do recrutamento interno e a fonte de motivação que é a vantagem mais importante nesse processo, pois eleva a moral interna, na existência de uma consistente política de recrutamento interno, promovendo um espirito de auto desenvolvimento estimulando aos demais que não são escolhidos, a busca da excelência. Outras vantagens desse tipo de recrutamento são: • Maior rapidez: evita as demoras frequentes no recrutamento externo, como por exemplo, a colocação de anúncios, a espera de respostas e ainda a demora natural do próprio processo de admissão; • Tais económico para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com