TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Análise De Dimensões De Uma Empresa

Dissertações: Planejamento E Análise De Dimensões De Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  4.051 Palavras (17 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

ELMA LUCIANA CORRÊA DE SOUZA

GLEYSON PERREIRA DE LIMA

JAQUELINE DE JESUS B. SANTOS

NAJARA GOMES DE MEDEIROS

PLANEJAMENTO E ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA EMPRESA:

SWEET HOME

Abaetetuba- PA

2014

ELMA LUCIANA CORRÊA DE SOUZA

GLEYSON PERREIRA DE LIMA

JAQUELINE DE JESUS B. SANTOS

NAJARA GOMES DE MEDEIROS

PLANEJAMENTO E ANÁLISE DAS DIMENSÕES DA EMPRESA:

SWEET HOME

Abaetetuba- PA

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

METODOLOGIA 10

ANÁLISE DOS RESULTADOS 19

REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

A importância de inovação de estratégias e condutas no meio organizacional tem sido de grande discussão. Primeiramente, porque atualmente há uma discussão forte no âmbito do próprio trabalho, isto é, o que seria hoje o trabalho, a sua relação com a sociedade e, consequentemente, a importância do mesmo para os indivíduos. Outro fator que reforça o levantamento dessa problemática trata-se da questão empregatícia, afinal ainda sabe-se diferenciar o emprego do trabalho? Qual a dimensão social de cada um desses e como impactam no mesmo? Mediante a esses questionamentos outros nos fazem refletir acerca do impacto causado, psicologicamente e socialmente, por uma empresa que se instala num local cujos indivíduos sejam apreensivos por uma vaga de emprego ou oportunidade de trabalho. De posse destes questionamentos, ainda é necessário considerar a expressão estrutura organizacional e, correlacionando, os profissionais atualmente chamados de geração dos trabalhadores tradicionais, X e Y, estas duas últimas consideradas uma ‘inovadora’ relação de trabalho entre profissionais e organizações, a Teoria X e Teoria Y. De certo, as relações de trabalho tornaram-se muito mais complexas e menos ‘tediosas’ no ambiente organizacional e, logo, faz-se necessário para qualquer organização desejosa de sucesso estabelecer planejamento e estudo mais aprofundado das dimensões básicas de análise.

Para MARX (1983, p.149), "[...] o trabalho revela o modo como o homem lida com a natureza, o processo de produção pelo qual ele sustenta a sua vida e, assim, põe a nu o modo de formação de suas relações sociais e das idéias que fluem destas". Para MARX, a realização do trabalho relaciona-se a humanização da natureza submetendo-a aos seus próprios fins. O trabalho está além da própria relação entre os seres racionais da sociedade, mas serve de instrumento para se estabelecer as próprias relações para o construto social. Ainda de acordo com a definição do Dicionário do Pensamento Social do Século XX, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve a transformação da natureza através do dispêndio das capacidades físicas e mentais.

Atualmente, os conceitos de emprego e trabalho têm sido utilizados com mesmo sentido. Entretanto, segundo SOUZA (1981, p.26) a palavra emprego reflete a relação entre o indivíduo e a organização onde há a realização de tarefa produtiva pelo qual o indivíduo recebe rendimentos e, cujos bens, ou serviços são passíveis de transações no mercado. Enquanto o trabalho envolve atividades executadas em si, o trabalho refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.

Por muitos anos a evolução das relações do trabalho, verifica-se ainda que "Agora que a mercadoria valor do trabalho humano está se tornando cada vez mais tangencial e irrelevante, em um mundo cada vez mais automatizado, novas maneiras de definir o valor humano e os relacionamentos sociais precisão ser exploradas" (RIFKIN: 1995, p.41). Dessa forma, além das relações entre os indivíduos no ambiente do trabalho, há de se refletir acerca da relação entre os mesmos e as inovações tecnológicas redefinidas pelo processo de evolução da tecnologia no mundo.

Segundo DJALMA (2002, p.84), a organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos (pessoas, tecnologia) visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos. E, dessa forma, pode-se considerar a estrutura organizacional a forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas (STONER, 1992, p.230). A estrutura organizacional pode ser vista como uma cadeia de relativa estabilidade entre os indivíduos e o trabalho que constituem a organização.

A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e é aspecto determinante para definir quem se subordina a quem (CHIAVENATO, 2003). Pode-se inferir então que, a organização é baseada na divisão de trabalho, isto é, trata-se da própria razão da organização.

De acordo com a teoria clássica a divisão do trabalho pode ocorrer de duas maneiras: vertical e horizontal. Na distribuição vertical verifica-se que quanto maior o grau de especialização, maior o nível de autoridade. Na especialização horizontal ocorre a departamentalização, isto é, num mesmo nível cada departamento passa a ter uma responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com