TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

“Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo?”

Atualmente a Gestão do conhecimento é a nova tendência organizacional até por que a informação assume uma importância crescente, e uma necessidade para qualquer setor da atividade humana. Esta gestão valoriza o capital intelectual presente na organização e faz com que a empresa seja única e consiga inovar sempre para conquistar mercado.

O setor empresarial está cercado de turbulências, crises. A crescente intensidade da competitividade e da complexidade do meio ambiente faz sentir, no mundo empresarial, a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes. E para isso, o empresário, precisa saber das ameaças e oportunidades que tal mudança iria acarretar, por isso, a necessidade de informação e conhecimento novo é permanente, a todos os níveis, pois constitui o suporte de uma organização elemento essencial e indispensável â sua existência.

Sabemos da importância de todo esse processo, mas também nos deparamos com as dificuldades na implantação da Gestão do Conhecimento, pois o mesmo é apontado como uma ideia difícil de ser aplicada nas organizações. Com isso abaixo apontamos algumas hipóteses para tal dificuldade:

• Há casos em que é desprezada a abordagem ampla, necessária para alcançar os diversos aspectos da organização, como a estratégia, estrutura, clima e cultura organizacional, sendo que a Gestão do conhecimento: “... trata-se de um processo amplo, que abrange todas as questões empresariais...” (CUNHA, LIMBERGER, VIANNA e RÉ, 2007).

• Desproporção na abordagem quanto ao foco, muitas organizações concentram os esforços na tecnologia de informação e reduzem a atenção às pessoas, que na verdade exigem uma dedicação maior, senão vejamos: “... o sucesso de um passo em direção à tecnologia da informação depende de outros três ou mais passos em direção às pessoas.” (CAMPOS, 2006).

• Desconsidera a preparação da organização, cujo ponto principal é a adequação cultural, que desenvolvida resulta em quebra dos paradigmas vigentes, responsáveis em emperrar o processo: “... não compensará a implementação de um sistema ou modelo de gestão do conhecimento se a organização não estiver preparada...” (COSTA e GOUVINHAS, 2004) e “a mudança cultural é um pré-requisito para a implementação da Gestão do Conhecimento. " (CUNHA, LIMBERGER, VIANNA e RÉ, 2007).

• Gestão do Conhecimento caracteriza-se por um processo contínuo, feito no “dia-a-dia” e “para sempre”: “... a gestão do conhecimento se inicia, mas não tem prazo certo para terminar. Na realidade não terminará nunca mais.” (PARADIGMA, 2009), entretanto, é comum das organizações se enganarem em seus projetos de Gestão do Conhecimento ao vê-los como um planejamento com começo, meio e fim, além de precipitar-se em relação aos mesmos na elaboração e implantação: ”“... em muitos casos tenho percebido que várias empresas se engajam neste processo com uma estratégia de "varejo". Quero dizer com isto que como querem abraçar o mundo, acabam não conseguindo ter foco... “(TERRA, 2002)”.

Portanto, apesar das dificuldades, essa revolução da Gestão do Conhecimento exige, mudanças profundas no modo como vemos a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com