TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Tese: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Tese  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

Planejamento e controle da produção (PCP)

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é uma função administrativa para orientar a produção e servir de suporte para controle, dando assim, um suporte maior para as ações idealizadas de um novo produto ou serviço.

Recentemente, estas técnicas e conceitos migraram para a área de serviços, que mais cresce no mundo corporativo. Muitas empresas prestadoras de serviços, não só pode mas deve ser tratada como “fabricantes de serviços”, pois a conceituação de sistemas produtivos abrange tanto a produção de bens como a de serviços. Para atingir seus objetivos, os sistemas produtivos devem exercer uma série de sistemas operacionais, que vai desde o projeto dos produtos até o controle dos estoques, recrutamento e treinamento de pessoas, aplicação de recursos financeiros, distribuição de produtos etc. Essas funções básicas podem ser agrupadas em Finanças, Produção e Marketing. As atividades desenvolvidas pelo planejamento e controle da produção são “estratégicas”, quando definidas as políticas de longo prazo da empresa; “táticas”, quando estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, e “operacionais”, quando preparados os programas de curto prazo e seus acompanhamentos.

A grande preocupação é em gerenciar e prever as necessidades futuras para satisfazer continuadamente a demanda produtiva, fazer com que os recursos estejam disponíveis na quantidade, no momento e na qualidade adequada e a operação seja otimizada, auxiliando na administração e na avaliação dos métodos e procedimentos necessários para a tomada de decisões, com resultados significativos e vantagens competitivas para a organização.

Com as facilidades na aquisição de novas tecnologias de produção e gerenciamento, estão inseridas em um mesmo ambiente competitivo todas as empresas, micro, pequenas, médias e grandes, sendo assim a empresa que estiver mais preparada terá melhores resultados.

1. Planejamento

a) Determinação da quantidade, e qualidade de visitas, acompanhamento.

b) Roteiro, que é a lista das operações que compõem o processo de produção. Esta é a fase de como e onde as operações serão feitas e o tempo cada uma das operações.

d) Liberação, ou despacho, que consiste essencialmente, na mobilização dos recursos, antes do momento em que esta deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior.

2. Controle

A estrutura de controle é a mesma que a do planejamento. Todas as etapas desenvolvidas no planejamento serão verificadas na fase de controle.

Benefícios:

Os Cursos de Gestão de Operações visam desenvolver um profissional capaz de aplicar efetivamente os conceitos e ferramentas de PPCP em sua realidade de trabalho. Ao fim do curso o aluno deve ser capaz de:

• Definir e gerir o modelo de gestão da produção de uma dada unidade fabril;

• Planejar intervenções e melhorias;

• Coordenar a execução no dia-a-dia relacionadas ao PPCP;

• Realizar desdobramentos do processo decisório do PPCP para as demais funções diretamente relacionadas

Objetivo:

O conceito de Programação Fina da Produção vem revolucionando as políticas de Planejamento e Programação da Produção das empresas. As técnicas avançadas de programação buscam aperfeiçoar a capacidade da fábrica, considerando todas as variáveis e restrições inerentes, gerenciando gargalos, otimizando setups e balanceando os recursos, além de automatizar e dar realismo às atividades do PCP, o principal objetivo apresentar os conceitos, as características e as aplicações em programação e sequenciamento da produção. O objetivo da consultoria empresarial é estabelecer uma administração mais ágil e competitiva, em sintonia com a realidade atual, sem interferir diretamente na cultura da organização, para que possamos melhorar a qualidade, a produtividade e principalmente o aumento real da Lucratividade. Se preocupar em auxiliar os dirigentes e gestores de empresas a melhorarem sua administração, utilizando seus próprios recursos humanos, materiais e financeiros, sem a necessidade de grandes investimentos, pois partem do principio de que toda empresa tem inserido em sua própria estrutura, todos os elementos necessários para uma administração mais profissional e lucrativa. A grande dificuldade encontrada, em grande parte das empresas brasileiras, é justamente o excesso de informações, sendo estas, muitas vezes, mais operacionais do que estratégicas, fazendo com que o empresário tenha de tomar grande parte de suas decisões, embasados mais em seu “feeling” (experiência de mercado), do que em Informações e Indicadores que apontem o melhor caminho a ser seguido ou que permitam traçar estratégias comerciais, mercadológicas, de preços, de custos, enfim, que possam aliar sua experiência no negócio à ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para a classe empresarial (donos, dirigentes e executivos).

Público-Alvo:

Profissionais das áreas de logística, PCP, produção e demais interessados em aprofundar conhecimentos e programar sistemas de programação e controle da produção.

São vários os motivos que levam os empresários a contratarem uma consultoria empresarial, mas sem sombra de dúvida, o principal motivo é a diminuição da lucratividade e em muitos casos, esta diminuição já foi tão grande, que a empresa já está operando com prejuízo.

Infelizmente, a maioria dos empresários deixa a situação chegar a um ponto critico, para então recorrer a ajuda de uma consultoria empresarial. Isto ocorre principalmente em empresas onde o dono é muito centralizador, vaidoso e não acredita que alguém de fora, possa melhorar os resultados de seu negócio que conhece tão bem, afinal de contas, normalmente foi esse dono quem fundou a empresa, muitas vezes do zero, sem recursos, a custa de muito trabalho e sacrifício sem o apoio de nenhuma consultoria empresarial.

Programa:

• A Programação no Processo de Gerenciamento da Produção

• Programação e Sequenciamento da Produção, Técnicas e Regras de Programação e Sequenciamento

• Modelos e aplicações de sequenciamento da produção em diferentes ambientes e filosofias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com