TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Trabalho Universitário: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – ETAPA 1

Passo 1

Previsão de Demanda

A previsão de demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. Permite que os administradores destes sistemas antevejam o futuro e planejam adequadamente suas ações.

As previsões são usadas pelo PCP para planejar o sistema produtivo (longo prazo) e para planejar o uso (curto prazo) deste sistema produtivo.

A previsão de demanda é um prognóstico do que acontecerá com as vendas de produtos da empresa.

Passo 2

Previsão de Demanda

Empresa: Industria e Serviços Têxteis Ltda

Produto: Laminado Sintético

A previsão de demanda é calculada baseando-se nas tendências da moda, pois os produtos estão sujeitos a variações bruscas em relação ao nível de procura por mudanças. A previsão do setor de vendas tem um papel importante, pois levam em conta as aderências dos produtos com as tendências. A empresa não trabalha com estoque, pois os produtos são exclusivos de cada cliente. Outro fato que deve ser levado em conta é que 50% da demanda da empresa está concentrada em 10% dos clientes.

Os produtos possuem uma sazonalidade, pois os clientes classificam cada um de acordo com as estações. Há sazonalidade também em épocas comemorativas, onde a demanda é maior.

Processos de Produção

Os processos de produção são programados semanalmente, de acordo com os pedidos que a empresa tem em carteira. O laminado sintético é composto por três processos produtivos: a preparação da mistura, a laminação e o acabamento conforme especificação de cada produto.

Preparação da Mistura: A mistura do laminado é preparada conforme a receita do produto. Nesta etapa são pesadas as matérias primas necessárias para produzir a metragem solicitada pelo cliente com uma margem de perda de 10%.

Cada mistura é composta por Top (Parte superior na qual pode se apresentar um acabamento, ou seja, gravação, brilho, estampa, pintura, etc. É isto que define o tipo e o design do produto final) e Base (Agente intermediário entre o substrato e o top, se apresentando de forma composta ou expandida). Em alguns produtos há a composição somente da Base.

Laminação: Após a preparação da mistura, o produto segue para a máquina espalmadeira.

Na mesma é realizado o processo de estufa onde acontecerá a união da Base, do Top e do Substrato (Local onde são aplicadas várias camadas. Apresenta-se através de materiais têxteis tecidos ou malhas, ou ainda, como não tecidos que tenham origem em fibras naturais ou sintéticas, podendo trazer também um “mix”).

Acabamento: No acabamento o produto é finalizado e recebe tratamentos químicos, processos de transferência de calorias do cilindro de gravação para o produto e processo de tumbleragem para aparência e toque.

Matéria Prima

O estoque de matéria é controlado conforme a programação e a demanda de cada produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com