TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Da Produção

Exames: Planejamento E Controle Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 11

Faculdades Anhanguera – unidade Osasco

Curso: Administração de empresas – á distância (EAD) 5ºe 6º semestre

Atividades práticas supervisionadas

Matéria: Planejamento e controle da produção

Professor: Marcelo Carvalho

Tutor presencial

Alunos

Sumário

1........................................................................................................ Introdução.

2.............................................................Planejamento e controle da produção.

3.........................................................Importância do planejamento e controle.

4.......................................Objetivos do planejamento e controle da produção.

5...............................................................................Programação da produção.

6.......................................................Planejamento de produção a curto prazo.

7.......................................................................................Controle de produção.

8...........................................................................................................Conclusão.

9.......................................................................................................Bibliografia.

Introdução

As empresas que estão inseridas no mercado global que se apresenta nos dias de hoje devem apresentar vantagens competitiva, tais como: Menor preço, respeito aos prazos, produto focado nas necessidades dos clientes, entre outras. Para que estas vantagens sejam adquiridas, a empresa deve empregar bem se us recursos de produção, pois os mesmos são finitos e representam uma fatia do capital da empresa que é empregado até o momento que os produtos tornam a ser capital por meio das vendas. A empresa que não planeja programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo esta fadado ao desaparecimento. Para isso existe o Planejamento e Controle de Produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e eficácia.

As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutís, mas, realmente são extremamente importantes. Eficiencia: é fazer certo, é o meio para se atingir um resultado; é a atividade ou aquilo que se faz.

Eficácia: é a coisa certa, é o resultado, o objetivo; é aquilo para que se faz, isto é , sua Missão. Segundo Peter Drucker é enfático afirmar: eficiência é fazer certo, as coisas, eficácias são as coisas certas. E complementa: O resultado depende de “fazer certo as coisas certas”.

Etapa 01

Passo 1

Planejamento e Controle da Produção (PCP)

PCP – É um sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando produzir),programação(recursos utilizados para a operação, com inicio e término) e controle(monitoramento e correção de desvios da produção). Planejamento da Produção: É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos da melhor maneira possível. São atividades que determinam quais são as quantidades a serem produzidas. Os volumes de materiais a serem empregados e os recursos necessários para a produção ao longo de um período que pode abranger meses e anos. O planejamento estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações: O que produzir? - Determinação do produto a ser feito. Quanto produzir? - Quantificação da produção. Com que produzir? - Definição do material a ser usado. Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer). Onde produzir? - Especificação dos equipamentos. Com quem produzir? - Quantificação da mão de obra. Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução. Controle de Produção: É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. São atividades que visam a coleta dos dados reais do processo produtivo com a finalidade de determinar desvios e possibilitar ações preventivas e/ou corretivas. Estes desvios podem ser utilizados para identificar possíveis problemas na produção para uma máquina, ordem de produção, lote ou ainda ser utilizado como um dado consolidado para identificar tendências.

Passo 2

A importância do Planejamento e Controle da Produção na administração

O planejamento e o controle são muito importantes para umaorganização produtiva, já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados nos prazos e com qualidade de produtos. Em um sistema produtivo, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-los, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. O planejamento, organização, direção e acompanhamento da produção são importantes não só para organização, mas também, para o individuo e para a sociedade como um todo, uma vez que a eficácia deste sistema depende do projeto de subsistemas componentes e das tarefas desempenhadas pelo trabalhador alocado ao sistema. O principal objetivo do PCP é o tratamento adequado de dados, para geração de informações relevantes à tomada racional e inteligente de decisões, visando tornar os sistemas produtivos eficazes e eficientes. Eficaz: Atender a demanda em quantidades, qualidade e prazo. Eficiente: Redução de custos da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com