TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Monografias: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdades Anhanguera

Planejamento e controle da produção

Danieli Alves Folster RA111450110

Luana Munique Vieira RA111335191

Maiara Pereira RA1299924053

Maria Ionara Ribeiro RA5829173772

Morgana de Sena de Freitas RA111303540

Thiago Laureano Rosa RA111541921

Patricia Gisele da Silva RA 111491827

Setembro de 2013.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

Etapas 1 e 2 ATPS

Para atingir os objetivos, é necessário que a empresa faça primeiramente um planejamento para controlar de forma adequada a sua forma de produção. Com tudo, para isso, existe o controle a planejamento de produção que visa o aumento da eficiência e eficácia de uma organização.

Existe uma diferença entre os dois termos. Eficiência é quando a empresa utiliza de maneira correta os recursos empresariais, enquanto a eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela organização. De modo geral, a eficiência esta relacionada aos métodos, normas, procedimentos e programas. Já a eficácia esta relacionada aos objetivos que a organização pretende alcançar.

O planejamento é a função administrativa que determina quais objetivos serão atingidos pela organização e o que deve ser feito para ser atingido da melhor maneira possível. O planejamento está focado nos resultado para ser atingir no futuro. O planejamento determina o que se deve fazer, quando fazer, quem deve faze-lo, e de que maneira. É feito na base de um conjunto de planos.

O controle é responsável por medir e corrigir o desempenho para que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A função do controle é verificar se está tudo sendo feito da maneira que foi planejado e organizado, podendo assim identificar erros e desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

O planejamento e controle da produção ou simplesmente PCP, é ferramenta indispensável nas indústrias, sem o que certamente haveria grandes discrepâncias entre as necessidades de produto final, disponibilidade de matérias bem como níveis de estoques ótimos para cada classe de produtos. Desta forma, são desafios em que o profissional responsável desta área enfrenta, pois de sua análise dependem outros departamentos que serão diretamente afetados caso algo não seja devidamente previsto.

Mas de fato, o que é planejar e controlar a produção? Quais as informações que outros setores devem oferecer para um efetivo planejamento de produção? Quem são estes setores?

Pois bem, efetivamente foram desenvolvidas ao longo do tempo, inúmeras fórmulas para determinação dos níveis de produtos acabados, materiais, mão de obra, hora-máquina necessários ao analista que faz o PCP de determinada atividade industrial. Para a correta aplicação destas fórmulas existe uma dependência direta dos departamentos de suprimentos, logística, comercial e financeiro. Cada um destes departamentos ou setores, por sua vez, deve munir o setor de PCP de informações minuciosas, tais como: O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com