TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo do Planejamento e do controle de Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro, com maior utilidade.

A palavra controle tem sido mal interpretada e frequentemente associada a punição, vigilância e restrições. Em administração todavia ela é utilizada no sentido amplo de guiar e regular as atividades da empresa a fim de garantir o alcance dos objetivos almejados pela empresa. O planejamento e o controle de Produção evoluíram até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas para gerenciar este sistema. Ao longo do processo de modernização, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas novos planejamentos etc.

ETAPA 1

CONCEITO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO (PCP)

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade administrativa de decidir antecipadamente quais objetivos e serem atingidos, planejando o melhor emprego dos recursos de produção, tendo como base um conjunto de planos pensando no futuro da empresa. Com o intuito de obter lucro.

O PCP - Planejamento e Controle da Produção consiste em um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Sistema de gerenciamento dos recursos operacionais de produção de uma empresa, com funções envolvendo planejamento (o que e quando será produzido), programação (recursos utilizados para a operação, com início e término de todo o fluxo de trabalho e controle (monitoramento e correção de desvios da produção), bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, qual o layout da planta para melhor aproveitamento do fluxo de insumos, quais as etapas de cada processo de manufatura e designação de mão de obra, seja ela humana ou mecânica, para a transformação das matérias primas passo a passo. Com a consolidação de todos estes dados, será criada a carta mapa da produção, o chamado PMP – Plano Mestre da Produção, nas quais estão expostas as diretrizes do processo em geral. Nos dias atuais existem departamentos especializados apenas no PCP, sendo estes dedicados as atividades mais operacionais do cotidiano de produção.

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO dividiram o manual em três fases distintas, sendo:

• MRP - Planejamento das necessidades de materiais.

• CRP - Planejamento das necessidades de capacidades.

• Controle da produção.

Para que ocorra a correta implantação do ambiente PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO, é importante que os ambientes ESTOQUE/CUSTOS e COMPRAS já estejam devidamente implantados e funcionando, pois geram informações primordiais ao PCP como, por exemplo, posição de estoques dos produtos/materiais, posição da carteira de solicitações de compras e de pedidos de compras e ordem de produção.

Planejar e controlar a produção significa:

• Controlar o processo de criação e alteração de produtos.

• Planejar os materiais.

• Planejar a utilização dos recursos de produção.

• Controlar os apontamentos de produção e a utilização real dos recursos.

• O planejamento da produção garante a análise sobre a capacidade de trabalho atual e futura da organização.

O controle de utilização dos recursos permite que seja feita a análise das ocorrências que ocorreram entre o que foi planejado e o que realmente foi executado.

O PCP, no planejamento, deve obedecer a uma seqüência na obtenção de suas metas. As etapas a serem seguidas são:

• Receber previsão de vendas da área comercial, expressando intervenção de vendas por produto em um determinado período (consumo).

• Verificar nível de estoque atual (estoque inicial).

• Quantificar nível desejável de estoque futuro, definindo a quantidade que ficará estocada após cumprir a demanda prevista (estoque final).

• Quantificar a produção a ser cumprida, que então passa a constituir-se na meta de produção do período.

• Verificar o estoque de matéria-prima e os insumos diversos, determinando itens a serem adquiridos pelo setor de suprimentos, necessários para a obtenção da meta de produção estabelecida.

• Calcular, em função do nível de produção e das horas previstas de trabalho, a necessidade de equipamento e de mão-de-obra ou, ainda, em função dos equipamentos disponíveis, calcular as horas de trabalho necessárias ao entendimento do plano de produção.

• Definir prazo para início e término da produção quantificada.

A previsão de vendas é um instrumento que ajuda a indústria a definir o total a ser produzido. O processo é realizado pelo órgão comercial e visa conceder, à empresa, objetivos de venda a serem alcançados num futuro próximo, adotando critérios estatísticos na determinação e juntando informações sobre a tendência do mercado e registros das vendas históricas aquelas ocorridas em períodos semelhantes no passado.

Atividades de Planejamento e Controle da Produção

Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Zacarelli (1979), denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo-o como “um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com