TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Ensaios: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.890 Palavras (8 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de retratar a importância do planejamento, programação e controle de produção (PPCP) para nossa empresa.

O planejamento e controle de produção são utilizados para aumentar a eficiência e a eficácia dos processos produtivos da nossa organização e atua sobre os meios de produção com a garantia de que os objetivos da produção sejam plenamente alcançados, para tanto é necessário planejar a produção e controlar seu desempenho.

O planejamento e controle de produção atuam antes, durante e depois do processo produtivo, através da programação de matérias, máquinas, pessoas e estoque, com esse planejamento e o processo produtivo fluindo de forma normal todos os objetivos serão alcançados com êxito.A empresa desta ATPS é fictícia e as informações anexas neste trabalho são baseadas no Livro-Texto e nos links sugeridos.

Etapa 1

Passo 3 e 4

Os conceitos relevantes do (P.C.P)

Planejamento Controle e produção

O planejamento de controle de produção dentro de uma empresa é a etapa de tomar decisões a respeito de utilizar a melhor maneira os recursos que serão a matéria prima de uma produção, e se mantendo fiel ao que foi estabelecido.

O planejamento serve como base de toda uma cadeia de atividades que futuramente irão estabelecer uma direção que consequentemente ira atender o objetivo da empresa.

Apesar de estarem relacionados, planejamento e controle tem suas diferenças, pois um planejamento não garante que aquilo vá acontecer como foi prescrito, podem ocorrer imprevistos variáveis que estarão em seu processo, e o controle vem para superar esses tipos de imprevistos que normalmente aparecem como variáveis no planejamento, então é cabível adaptar um novo plano para ter êxito e alcançar seus objetivos.

Toda organização necessita de um planejamento e controle, assim seus objetivos serão alcançados, seus prazos serão cumpridos e sua qualidade não será contestada, também serve para que as necessidades da operação de produção não tenham preocupações com a quantidade de recursos e sua qualidade.

O objetivo do planejamento e controle da produção

O propósito do planejamento e controle da produção é garantir que a produção e a qualidade do produto ocorram com a sua melhor eficácia. Mais também funciona como uma maneira de avaliar os desempenhos dos colaboradores em cada setor especifico da organização, e necessário fazer algumas correções e mudanças adequadas.

Quando e como utilizar o (P.C.P)

Todo o processo utiliza o (P.C. P), planejamento controle de produção antes durante e depois da conclusão, pois todas as etapas do processo produtivo necessitam de planejamento e controle. Estão sendo utilizados pela as indústrias os tipos de planejamento e controle de capacidade produtiva, de estoque da cadeia de suprimentos (MRP), “Just in time”, de projetos e finalmente controle de qualidade. Esse planejamento de controle de capacidade determina a operação produtiva e toda a sua capacidade efetiva assim correspondendo às expectativas e demandas.

O planejamento e controle de estoque tem sua importância, garante que a produção continue e mantenha uma demanda satisfeita. Na maioria das empresas ocorrem de armazenar recursos, matérias para o processo produtivo, no caso de uma eventual falha na demanda. Assim as diferenças de fornecimento e demanda de materiais o planejamento e controles compensam além de evitar desperdícios prejuízos econômicos e principalmente pausas na produção. Mais se ocorressem fornecimento quando focem demandado não haveria necessidade das indústrias estocarem nenhum tipo de item.

A cadeia de suprimentos é uma ligação diversificada de vários ramos de produção interligadas em uma organização, porem necessita de um plano de controle para trazer benefícios estratégicos como, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custos e qualidade. Assim o planejamento e controle são coordenados e o fluxo de materiais e informações se envolve na cadeia de suprimentos. O (M.R.P),é estar por dentro da quantidade de cada item necessário em um processo produtivo mantendo-se ligado ao planejamento controle de estoque. O (M.R.P),é um plano globalizado para o monitoramento e planejamento de todos os recursos de uma empresa.

Passo 4

No atual mercado que anda cada vez mais competitivo na área especifica em que cada empresa atua planejar e controlar a produção é fundamental. É de extrema importância o planejamento, já que pode ser utilizado não só para traçar metas e objetivos, como também pode ser utilizado como ferramenta para fazer melhorias no processo de produção, impedindo que tenha um desconhecimento em suas estruturas.

Também permite que identifique falhas e discrepâncias que possam ocorrer e acabe prejudicando o processo produtivo.Planejamento e controle são interligados, enquanto um promove eficácia no processo produtivo, a outra parte mantem essa eficiência e ambos em busca de qualidade que consequentemente irão garantir o lucro da empresa.

O planejamento e controle da produção são ferramentas importantíssimas para uma empresa, pois os planejamentos são utilizados para orientar a produção e o controle permite que ambos sejam usados de forma eficiente na pratica pela empresa.

Etapa 2

Passo 1

Atividades Produtivas (Ordem de Trabalho)

Nosso empreendimento consiste numa empresa de pequeno porte do gênero alimentício, trabalhamos restritamente com os derivados do milho, temos uma linha de produção que atende a demanda para dois quiosques. A qualificação dos nossos profissionais continua sendo o fator chave para o sucesso, já que o talento das nossas cozinheiras que através das receitas ditam o sucesso ou fracasso do produto. A atividade de caixa é exercida pelo sócio proprietário ou um colaborador designado.

É realizada uma reunião semanal com os nossos colaboradores do atendimento e seu coordenador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com