TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle Produção

Artigo: Planejamento E Controle Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento de Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

NOME Juliana Karina Leardine

RA 5218975628

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Planejamento e Controle da Produção

Aula-tema 03: Planejamento de Produção: Conceito, Fases e Plano de Produção

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Planejamento e Controle da Produção, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Pericles Mello Alves do Amaral.

Anhanguera Educacional

2014

Construa um quadro comparativo dos três níveis hierárquicos das atividades do Planejamento e Controle da Produção, ou seja, níveis Estratégico, Tático e Operacional, em que constem: definição; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção, conforme quadro a seguir:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico É o nível onde é feito todo o planejamento estratégico, traçando as metas e a política da empresa, visando o futuro. Planejamento estratégico de longo prazo definindo a relação entre a organização e o ambiente. Tomada de decisões, referente ao projetado em longo prazo também auxilia na criação de planejamento a fim de minimizar os possíveis erros no futuro em todo sistema produtivo

Tático É o nível onde as decisões são tomadas pela gerência, efeitos a médio, de menor impacto na estratégia da organização.

Planejamentos e organização de cada nível intermediário da organização, Planos de médio prazo para a produção Forecast, Cadeia de Suprimentos, Controle de operações e Planejamento-mestre da produção (PMP).

Operacional A área operacional é motor da empresa, onde as coisas acontecem sob o planejamento tático. Programação da produção, acompanhamento e controle da produção.

Programas de curto prazo de produção, Planejamento da produção e Administração de estoques.

Agora responda: o que é gerado nos níveis Tático e Operacional, considerando que no nível Estratégico é formulado o planejamento da produção que origina o plano de produção?

No nível Tático é onde se aplica tudo o que foi formulado no nível Estratégico, ou seja, o nível Tático é responsável pela aplicação do planejamento efetuado no nível Estratégico, organizando os planos de operações, financeiros, recursos humanos da empresa. No nível operacional são gerados planos operacionais, na forma de procedimentos, programas e regulamentos. No planejamento estratégico de um modo geral, devem ser elaborados planos abrangendo outros níveis, o plano estratégico se desdobra em vários planos táticos, os planos táticos se subdividem em planos operacionais.

Referências

BRITO, Rodrigo G. F. A. Planejamento programação e controle da produção.

São Paulo: Iman, 1996.

Planejamento Estratégico - Níveis de Planejamento. http://www.administracaoegestao.com.br/planejamento-estrategico/niveis-de-planejamento/. Acesso em 28.08.2014

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »