TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO (PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO)

Por:   •  27/6/2016  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  2.811 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

ALUNA: Mariana Luz Lisboa da Silva

PROFESSORA: Ângela Azevedo

TURMA: Educação Física e Sociedade

Resumo do texto de Celso Vasconcellos

PLANEJAMENTO (PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO)

DUAS GRANDES CORRENTES DO PENSAMENTO

        No texto de Celso Vasconcellos, o mesmo divide em duas as correntes de pensamento. Partindo da historia do pensamento humano, grosso modo, a reflexão do homem orbitou em torno de duas correntes: a Metafísica e a Dialética. Sabendo da influencia do pensamento grego em nossa cultura, podemos dizer que Heráclito era defensor da cosmovisão que admitia o movimento, onde tudo estava num constante vir-a-ser e que havia unidade dos contrários.

        Dialética significa: o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.. Tudo existe em constante mudança, o conflito é o pai e o rei de todas as coisas. “Um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio. Porque na segunda vez não será o mesmo homem e nem estará se banhando no mesmo rio.” (ambos terão mudado).

        Já Parmênides defende a estabilidade das coisas, para ele a essência profunda do ser era imutável e afirmava que a mudança era um fenômeno de superfície. Assim as concepções de Parmênides caminham para o âmbito da metafísica.

        A metafisica acabou se prevalecendo sobre a dialética ao longo da história porque correspondia aos interesses das classes dominantes, sempre interessados em amarrar bem tanto os valores e conceitos como as instituições existentes, para impedir que os homens cedam a tentação de querer mudar o regime social vigente.

PROCESSO DE ALIENAÇÃO DO PROFESSOR

        Podemos abordar o trabalho do educador em sala de aula a partir de dois enfoques: um de natureza objetiva e outro, subjetiva. A objetivas são todas condições concretas em que o professor exerce sua atividade, condições ditas fundamentais para seu desenvolvimento. Já as condições subjetivas do trabalho do educador, naturalmente não são independentes das objetivas.

        Contudo falta clareza do professor com relação ao seu trabalho, falta uma atuação mais efetiva na mudança da realidade educacional, esta falta de lucidez vem da situação de alienação.

SOBRE ALIENAÇÃO

        Esta é a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, falta de compreensão e de domínio das varias manifestações da existência. Alienação é a ruptura, a contradição entre a essência e a existência do homem. A alienação é como um bisturi social, com base econômica e desdobramento politico e cultural, que cinde o homem de si mesmo, tornando-o objeto de manipulação, em função dos interesses de minorias dominantes.

ALIENAÇÃO DO EDUCADOR

        O trabalho de ensino-aprendizagem, tomado como mera forma de sobrevivência pelo professor ou como mercadoria pelo aluno perde sua dimensão humana e reduz-se a uma relação fetichizada de trocas institucionais. A situação de alienação se caracteriza pela falta de compreensão e domínio nos vários aspectos da tarefa educativa. O professor não tem compreensão do seu trabalho na complexibilidade que ele implica, está alienado do seu que fazer pedagógico. Se o trabalho do educador está marcado muito fortemente pela alienação, é claro que não verá o menor sentido no planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com