TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estrategico De Recursos Humanos

Dissertações: Planejamento Estrategico De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4

1. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO

É o critério utilizado para definir o caminho que uma empresa deve seguir, através de descobertas de objetivos válidos não subjetivos.

2. PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE RECURSOS HUMANOS

2.1 Introdução

É o método consecutivo de tomada de decisões no meio da administração de pessoal de uma empresa. O que assinala o Planejamento Estratégico (PE) de Recursos Humanos é o dinâmico, não estático e flexível diante das oportunidades, problemas, pontos fracos e estratégias existentes no mercado de trabalho onde a empresa atua. Para ter o seu objetivo alcançado, o PE deve somente ser elaborado, implantado e controlado em um sistema organizacional aberto e interdependente entre as várias áreas de atuação. A principal final é integrar os vários procedimentos, politicas e objetivos do RH á programação estratégica geral da organização. Por ser um processo de tomada de decisões, o PE traçar ações futuras e cria estratégias com vistas para enfrentar situações e desafios que possam surgir no mercado de trabalho.

O PE é um mecanismo da gestão que propõe unir a adaptação ao planejamento estratégico global da organização e aumentar a produtividade do trabalho por meio da soma de esforços, interesses e objetivos, e que sem esses dois objetivos o PE não funcionaria. Somente com a força de trabalho bem preparada, motivada e integrada é que o PE leva à maximização de recursos materiais e financeiros pela unidade de trabalho é o êxito dos objetivos da atividade do RH.

Sendo assim, o PE funciona como uma espécie de agente catalisador e impulsionador, ao mesmo tempo dos recursos da RH, sem deixar de focar no planejamento estratégico da empresa.

2.2 Fases do PLANEJAMENTO ESTRATEGICO de RH

2.2.1. Reestruturação de Cargos e Salários

O Planejamento Estratégico de RH antes iniciar o levantamento das necessidades do RH, precisa reestruturar os cargos e salários da organização em relação a realidade dinâmica do mercado de trabalho. No dia-a-dia da empresa novas funções são incorporadas assim como outras são extintas. A alta competitividade tecnológica e a pressão social por melhores salários demonstram a presença atuante no dialogo entre capital e trabalho. Com isso, é de responsabilidade do PE de RH analisar, avaliar e classificar o perfil de cargos da empresa, bem como formar uma politica de salários levando em conta os seguintes aspectos:

• Nível de atividade econômica

• Legislação em vigor

• Custo de vida (salario nominal e salario real)

• Vida sindical

• Produtividade do trabalho

2.2.2 Levantamento de necessidades de RH

O principal proposito do PE de RH é oferecer ao setor uma perspectiva antecipada e ao mesmo tempo estratégica da quantidade e do tipo de mão-de-obra necessária á empresa para visualizar sua programação no mercado. Ao reestruturar os cargos e salários, e proceder a um levantamento cuidadoso das necessidades estratégicas de RH, as empresas tem condições de montar uma estrutura de mão-de-obra disponível para enfrentar os desafios do ambiente.

2.2.3 Recrutamento e seleção de RH

Ao obter o chamado “inventário de RH” através do levantamento de necessidades de pessoal, a próxima fase do planejamento estratégico de RH é recrutar e selecionar os candidatos para ocupar as vagas oferecidas pela empresa em sua estratégia de mercado.

2.2.4 Planejamento de carreira

No Planejamento Estratégico de RH, o plano de carreira proporciona à empresa, através de um banco de talentos profissionais, as formas de indicação para qualquer momento ou situação, de empregados com a qualificação para exercer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com