TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico Governamental

Exames: Planejamento Estratégico Governamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  5.018 Palavras (21 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 21

Observe e liste alguns problemas urbanos (mínimo 3) e “bons exemplos” urbanos (mínimo 3) em sua cidade inerentes ao ordenamento de algumas atividades. Faça um rascunho da localização desses problemas e “bons exemplos" urbanos no seu município. Comente. (3 pontos)

Em Fortaleza, cidade onde moro, acontece vários problemas de desenvolvimento urbano, problemas esses que trazem: - Falta de moradia para os mais necessitados, pois onde existe favelas são construídos avenidas e prédios residências, desabrigando essas famílias deixando-as a mingua, ficam na promessa de que serão construídos casas e prédios populares para que eles sejam deslocados, mas nada é feito e a única coisa que continua é o caos na habitação; -Desmatamento sem reposição das árvores arrancadas e que também não foram deslocadas para outras regiões, pois a prefeitura e o estado fazem ou autorizam que façam desmatamento para construção de viadutos, prédios, shoppings e alargamento de ruas, com a promessa de que aquelas arvores serão replantadas, mas essa promessa cai no esquecimento e a única coisa que muda é o aquecimento global que só piora, alguns exemplos disso é o viaduto da Antônio Sales que para ser construído foi necessário arrancar dezenas de arvores, o binário da Av D Luiz, centenas de árvores que foram arrancadas para a construção do Shopping Rio Mar, etc... inclusive a CAGECE recentemente teve de pagar uma multa altíssima pelo descumprimento do replantio de arvores para compensar centenas de arvores que foram arrancadas por eles para uma obra e como último exemplo cito a falta de lazer nas escolas e gratuitamente nos bairros.

2) Compare o histórico do IDH do seu município, de acordo com a categoria (muito baixo, baixo, médio, alto e muito alto), com outros dois municípios escolhidos por você na base de dados do IBGE (www.cidades.ibge.gov.br). Quais seriam as possíveis razões para as diferenças e/ou as semelhanças entre os municípios? (3 pontos)

Desenvolvimento Geral Desenvolvimento Educacional Desenvolvimento de Renda Desenvolvimento de Longevidade

Fortaleza 0,754 ( muito alto ) 0,695 ( médio ) 0,749 (muito alto) 0,824 ( muito alto )

Juazeiro do Norte 0,694 ( médio ) 0, 642 ( médio ) 0, 644 ( médio ) 0, 810 (muito alto )

Granja 0,559 ( baixo ) ------------ -------------- ------------

Jati ----------- 0,634 ( médio ) -------------- ------------

Caucaia ----------- ------------- 0,620 ( baixo ) 0,808 ( muito alto )

As razões para essas diferenças tão notórias são: a falta de Administração, os recursos que são desviados e a má formação dos representantes desses municípios.

3) Descreva o desenvolvimento urbano do seu município e de Fortaleza (Ceará) a partir dos dados do perfil básico dos municípios elaborado pelo IPECE (www.ipece.gov.br) e do que foi abordado na Unidade 1. (4 pontos)

Moro e trabalho em Fortaleza, sem assim farei uma analise sobre a cidade de Fortaleza.

De cidade a metrópole:

Em um primeiro momento, em meados do século XVIII, quando o desenvolvimento econômico era voltado para cidades com destacada expressão comercial como Aracati e Sobral nointerior do estado do Ceará e tendo como principal atividade a criação de gado e o comércio de carne e couro, Fortaleza surge de forma tímida, uma vila com competência de capital administrativa. A partir do século XIX, é que se começa um desenvolvimento mais expressivo e surge a preocupação do planejamento urbano e da construção de obras públicas. O Engenheiro Antônio José da Silva Paulet iniciou esse desenvolvimento a partir da elaboração do Plano Urbanístico, sendo que até hoje ainda é visível essa matriz básica de projeção no centro da cidade. Antonio Rodrigues Ferreira com o auxílio do Engenheiro Adolfo Herbster, deram continuidade ao projeto de Silva Paulet, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, através da remodelação e ampliação.

A “Planta Exacta da Capital do Ceará” (p.146) feita por Herbster é um documento semelhante a um inventário, que consta registros mais detalhados das vias de acesso, logradouros e estruturas públicas e privadas da cidade. Juntamente com esse evento, houve um fortalecimento das capitais e o crescimento econômico de Fortaleza começou a ser estimulado pela atividade de exportação do algodão em 1818. Fortaleza se tornou uma via de escoamento da produção do algodão, através do Porto de Fortaleza. Essa evolução permitiu alteração de status de vila para cidade, se tornando um centro comercial de destaque. Outros fatores também contribuíram para o desenvolvimento de Fortaleza e sua integração com a economia estadual: construção do Porto no Poço da Draga, sistema de transporte ferroviário, rota de navios a vapor ligando com a Europa, serviço de canalização de água e implantação de rodovias. Este último sendo fator determinante de ampliação do poder centralizador administrativo e comercial da cidade. A expansão de Fortaleza deu-se inicialmente pela Zona Oeste, com o surgimento do bairro Jacarecanga com a fixação da população de maior poder aquisitivo e de influência política no Estado. A evolução dos meios de transporte foi um fator decisivo na expansão urbana, onde acidade, em função da chegada do automóvel, foi se organizando de forma a beneficiar as poucas pessoas que tinham esse benefício. O processo de industrialização na década de 30 também contribuiu para a expansão da cidade, pois houve um fluxo migratório muito elevado em busca de trabalho, motivado pela precariedade da economia rural e também pelas grandes secas no interior. A partir de então, começou a ocupação do litoral e o surgimento das primeiras favelas. Por conta desses eventos a classe elitista da cidade começou a se concentrar na Zona Leste, estimulando o desenvolvimento da região. À medida que a cidade foi se desenvolvendo, surgiram vários projetos e propostas de intervenção, como planos diretores reestruturados e formas de zoneamento da cidade. A primeira proposta de zoneamento foi feita pelo urbanista Nestor de Figueiredo. O Plano Diretor para Remodelação e Extensão de Fortaleza do engenheiro Sabóia Ribeiro teve como princípio a delimitação de áreas verdes e preocupação ambiental e posteriormente o sistema variou em pauta juntamente com a divisão dos bairros. No decorrer dessas intervenções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com