TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Operacional

Monografias: Planejamento Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento Operacional

O Planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, focalizando também na otimização e a maximização de resultados , ao passo que o planejamento tático esta voltado para resultados apenas satisfacientes. Por meio do planejamento operacional os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa. O Planejamento operacional se caracteriza pelo detalhamento com o qual estabelece as tarefas e operações, pelo caráter imediatista que focaliza apenas o curto prazo e pela abrangência focal que aborda apenas uma tarefa ou operação.

O Planejamento Operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com uns objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona retroação no sentido de propriciar meios e condições para otimizar e minimizar os resultados.

O planejamento Operacional é composto de uma infinidades de planos operacionais que ploriferam nas diversas áreas e funçoes da empresa : produção ou operação, finanças, mercadologia, recursos humanos , entre outros.

Os planos operacionais são classificado em quatro tipos:

• Planos relacionados com métodos, denominados procedimentos.

• Planos relacionados com dinheiro, denominados orçamentos.

• Planos relacionados com tempo, denominados programas ou programações.

• Planos relacionados com comportamentos, denominados regulamentos.

É importante notar que cada plano pode consistir em muitos subplanos com diferentes graus de detalhamento. Vejamos cada um desses tipos de planos operacionais.

Procedimentos: São series de passos detalhados que indicam como cumprir uma tarefa ou alcançar um objetivo, ajudando a dirigir todas as atividades da empresa para objetivos comuns, a impor consistência ao longo da organização e através do tempo e buscam economias ao capacitarem a administração a evitar todos os custos de verificações recorrente e a delegar autoridade a subordinados para tomar decisões dentro do limite imposto dela administração.

Os procedimentos em geral são transformados em rotinas e expressos na forma de fluxogramas. Fluxogramas são gráficos que representam o fluxo ou a sequencia de procedimento ou de rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com