TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Participativo

Pesquisas Acadêmicas: Planejamento Participativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 2

planejamento participativo e seus referentes conceitos de diferentes passos.

Por que planejar e avaliar?

Planejamento, monitoramento e avaliação podem ter várias finalidades importantes:

Participação resulta em sócios e colaboradores mais engajados

Quando as pessoas são permitidas de participar e influenciar no que será feito, as atividades tornam-se um interesse de todos. Uma sensação de que o projeto pertence aos participantes cria engajamento e responsabilidade. Numa avaliação participativa, o foco é os resultados e efeitos que as pessoas percebem como importantes.

Aprendizagem a partir das experiências dá um melhor trabalho no futuro

Planejamento, realização, avaliação e aprendizagem estão interligados num ciclo, embora a aprendizagem não acontece apenas após a avaliação. A aprendizagem acontece o tempo todo, através do ciclo inteiro. È preciso tempo para reflexão e um método para aproveitar a aprendizagem.

Transparência cria confiança

Uma boa comunicação durante a realização e no trabalho posterior confirma que o projeto cumpriu com as expectativas do plano, e que correções são feitas com bons motivos. Os afetados confiam nos responsáveis pelo projeto quando recebem provas de que os recursos foram utilizados de forma correta e que as atividades seguem o plano. Da mesma forma, transparência nos planos, orçamentos e relatórios são importantes para construir confiança em relação aos financiadores.

Alcançar resultados e efeitos dá satisfação e reconhecimento

Um bom plano aumenta a probabilidade de alcançar os resultados, objetivos e efeitos desejados. Através de uma boa avaliação podemos provar que as atividades deram certos resultados e efeitos. Poder mostrar resultados e efeitos dá legitimidade e “goodwill” entre as pessoas no âmbito local, e assim as estimula a participarem e contribuírem. Também leva a um reconhecimento entre os financiadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com