TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração de um planejamento participativo

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.516 Palavras (19 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Pólo: Teresina - Pi
Curso: Serviço Social    Período: 5º     Turno:  Noturno
Profª tutora presencial: Cristianne Miranda

Profª tutora a distancia:  Ma. Laura Santos          
Alunos(a): Alexsandra Miranda dos Santos – RA 270535
                  Carla Alane Alves Oliveira  – RA 273751
                  Maria da Conceição Borges da Silva – RA 264551
                  Maria do Socorro Nunes da Cruz – RA 290870
                  Rosângela Rodrigues Sousa – RA 266942

                             

Disciplina: Planejamento e Gestão em Serviço Social

Elaboração de um planejamento participativo

Teresina – Pi
2012

INTRODUÇÃO

O planejamento participativo constitui-se como uma ferramenta para intervenção na realidade. Em linhas gerais este se caracteriza segundo Gandin (2001) :

- Por ter sido desenvolvido para instituições, grupos e movimentos que não tem como objetivo primeiro o lucro, mas contribuir para a construção da realidade social. É direcionado para instituições, grupos e movimentos cujo o fim primeiro é de gerar riqueza não material, isto é, o de contribuir para a construção do ser humano e da humanidade..;

- Por partir da verificação de que não existe participação real em nossas sociedades, de que há pessoas e grupos dentro delas que não podem dispor dos recursos necessários ao seu mínimo bem-estar, parte da clareza de que isto é consequência da organização estrutural injusta destas mesmas sociedades;

- Por propor-se como ferramenta para que as instituições, grupos, movimentos e governos possam ter uma ação e serem direcionados a influir na construção externa da realidade, a serem eles mesmos apenas meios para a busca de fins sociais maiores e;

- Por construir, em consequência, um conjunto de conceitos, de modelos, de técnicas e de instrumentos que permitam utilizar processos científicos e ideológicos e organizar a participação para intervir na realidade, na direção conjuntamente estabelecida. 

O planejamento participativo entende que o homem, a partir de sua racionalidade, está sempre em processo de planejar alguma ação, está sempre ensaiando processos de transformar suas idéias em realidades. A pessoa humana possui uma estrutura básica que a leva a divisar o futuro, a analisar a realidade e a propor ações e atitudes para transformá-la.

Este tipo de planejamento entende que “há um grande número de organismos governamentais que precisam estabelecer seus horizontes e, mais ainda, que precisam ser inteiramente públicos e, por isto, adotar técnicas e instrumentos de participação que permitam a construção conjunta dos rumos e dos caminho. [...] precisam definir o tipo de sociedade que querem como horizonte de suas práticas e quem deve fazer isto não são apenas seus administradores, mas o povo todo, representado ou, como cada vez mais se exige, diretamente. Estas instituições precisam de uma ferramenta que lhes permita cumprir melhor sua função de participar da luta de dar estrutura à sociedade”

Planejamento educacional e a Violência doméstica contra crianças e adolescentes

1 ) Quadro esquemático: Por que planejamento educacional?

[pic 2][pic 3][pic 4]

     

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

2) Quadro esquemático – ATPS – Planejamento[pic 19]

[pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]

[pic 26]

[pic 27][pic 28]

[pic 29]

[pic 30]

 [pic 31][pic 32][pic 33][pic 34][pic 35][pic 36][pic 37]

[pic 38]

[pic 39]

[pic 40]

[pic 41]

[pic 42]

        Nota de rodapé: Partindo da reprodução de uma realidade social repleta de desigualdades sociais, o planejamento é instrumento necessário como ponto de partida e marco referencial para a ação interventiva transformadora político-social desse profissional junto a pessoas, grupos, instituições, comunidades e sociedade, agente de mudança que ele representa num corpo teórico, metodológico e ético. Um planejamento delineará o campo de ação, projetos, programas possíveis, a dispensação temporal, a execução e a avaliação feedback para novas iniciativas.

3) Etapas contidas num planejamento e importância dos mesmos para o planejamento

        Para a organização e consolidação de um processo de planejamento participativo, científico e globalizante algumas etapas básicas serão imprescindíveis no conjunto de planos de uma instituição, grupo ou movimento. Deverão conter uma preparação; uma elaboração de um plano global de médio prazo, no qual se elaborará um marco referencial, um diagnóstico, uma programação e por fim uma revisão geral. Também requer a elaboração de planos globais de curto prazo e supõe a elaboração de planos setoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (450.8 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com