TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tatico

Dissertações: Planejamento Tatico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento Tático

O planejamento constitui a primeira função da administração. Antes de qualquer função administrativa, a administração precisa determinar os objetivos e os meios necessários para alcançá-los.

As organizações são decididas através de níveis hierárquicos. O nível institucional faz parte do planejamento estratégico que opera com incerteza, que é implantado no nível hierárquico mais baixo da empresa, onde são executadas as tarefas. O nível operacional precisa operar baseado na certeza e na programação de suas atividades. A absorção da incerteza provocada pelas pressões e influências ambientais precisava ser feita no nível intermediário.

O planejamento estratégico precisa ser desdobrado em planejamentos táticos para que as decisões sejam traduzidas e capazes de serem detalhadas em planos operacionais para serem executados pelo nível operacional da empresa.

Conceituação de Planejamento Tático

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados e visa dar condições para que se organize e dirija empresa seus departamentos e divisões.

No fundo, o planejamento é uma técnica para observar a incerteza e permitir mais consistência no desempenho das empresas.

Características do Planejamento Tático

°O planejamento é um processo permanente e contínuo;

° O planejamento é sempre voltado para o futuro. O conceito de planejamento inclui o aspecto de temporalidade e de futuro;

° O planejamento se preocupa com a racionalidade e tomada de decisões e estabelece esquemas, e orientações para processos decisórios;

° O planejamento seleciona alternativas disponíveis para determinada ação;

° O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa ou o órgão como uma totalidade;

° Como o planejamento se projeta para o futuro, ele deve ser flexível para aceitar ajustamentos e correções;

° O planejamento é uma técnica ou forma antecipada e decidida;

° À medida que o planejamento é executado, permite condições de avaliação e mensuração para novos planejamentos;

° O planejamento esta relacionado com as demais funções administrativas como a organização, direção, e controle, e é uma influencia a todo o momento e em todos os níveis da empresa;

° O planejamento permite a coordenação de varias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados de maneira eficaz;

° O planejamento é uma técnica de mudanças e inovações dentro da empresa.

Os Níveis de Planejamento em Termos de Divisão do Trabalho Empresarial

° O Planejamento estratégico, nível empresarial institucional tem a empresa como uma totalidade e uma extensão de longo prazo;

° O Planejamento Tático, nível empresarial institucional intermediário, tem a empresa como uma área específica da empresa (departamento ou divisão) e tem uma extensão de médio prazo;

° O Planejamento operacional realiza tarefas ou operações específicas de curto prazo.

O planejamento tático é o conjunto de tomada de decisões envolvendo empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis de hierarquia mais baixas da organização.

O planejamento produz um resultado imediato: o plano. Todos os planos têm um propósito comum: a previsão, a programação, a coordenação, que deverão conduzir ao cumprimento do objetivo e sobre um período específico de tempo.

Por tanto, o planejamento consiste na tomada antecipada de decisão sobre o que fazer antes de a ação ser necessária. Sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado.

Processo Decisorial

A tomada de decisões é um núcleo da responsabilidade administrativa. Decidir é optar ou selecionar dentre várias alternativas de cursos de ação aquela que parece mais adequada, seja ao estabelecer o objetivo alocar recursos ou resolver problemas que surgem pelo caminho.

Elemento de Processo Decisorial

Existem Seis Elementos, a Saber:

• O tomador da decisão;

• Objetivos;

• O sistema de valores;

• Cursos de ação;

• Estados da natureza;

• Consequências.

Níveis de Decisão

Existem Três Diferentes Áreas de Decisão, a Saber:

• Decisões estratégicas;

• Decisões administrativas;

• Decisões Operacionais.

Fases do Processo Decisorial

As decisões são tomadas em respostas a algum problema a ser resolvido. A decisão envolve um processo, uma sequência de passos ou fases que sucedem. Na realidade o processo decisorial pode ser descritos em quatro fases essenciais:

• Definição e diagnóstico do problema;

• Procura de soluções alternativas mais promissoras;

• Analise e comparação dessas alternativas de solução;

• Seleção e escolha de melhor alternativa como um plano de ação.

Racionalidade do Processo Decisorial

O tomador de decisões escolhe uma alternativa dentre várias outras. As empresas procuram proporcionar às pessoas que nelas tomam decisões todas as informações de que necessitam e no tempo hábil, para que sejam bem receitadas nas escolhas às empresas procuram gerar ambientes agradáveis para cada indivíduo e assim existe uma racionalidade no comportamento administrativo, pois o comportamento das pessoas é orientado e planejado de metas e objetivos.

A intencionalidade proporciona a integração e com ela a administração não teria sentido.

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com