TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TÁTICO

Tese: PLANEJAMENTO TÁTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 6

Por trás de toda organização de sucesso existe uma estratégia eficaz. Não é à toa, portanto, que o Planejamento Estratégico é hoje a ferramenta de gestão preferida e o mais utilizado por empresas nacionais e estrangeiras, algo apontado por estudos conduzidos pelas mais renomadas consultorias e empresas de auditorias do mundo.

Hoje as empresas operam em uma economia global de constante mudança, inclusive no que diz respeito aos consumidores e competidores do mundo todo. Existem muitos concorrentes, os quais oferecem aos seus clientes serviços e produtos similares. Na verdade, existe uma competição por uma margem de lucro maior. O planejamento estratégico é um meio para o crescimento planejado e lucrativo da empresa, além de ser a chave para o processo do gerenciamento global. Ele pode incorporar um ou todos os seguintes elementos: clientes, concorrentes, investidores, empregados, operações e o futuro do negócio, sendo um meio de envolver o gerenciamento, as pessoas-chave, os funcionários e as empresas parceiras. O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa para apoiar as decisões da empresa, permitindo maior chance de ser bem sucedida. A elaboração de um plano estratégico não requer inteligência ou habilidades super humanas e, pode ser desenvolvido sem ajuda de pessoas de fora, pois muitas das habilidades e informações necessárias estão dentro do próprio negócio. No entanto, esta elaboração requer compromisso por parte dos proprietários e uma avaliação criteriosa da posição atual e do histórico passado. O mais importante é que o plano estratégico é uma diretriz que ajuda a empresa a se desenvolver e manter uma vantagem competitiva superior em relação aos seus concorrentes no mercado.

Planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançar da melhor maneira possível. Trata se de um modelo teórico para a ação futura. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes. O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organização que queira, ou seja, exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenação e acompanhamento de esforços e aplicação de recursos humanos, financeiros e materiais. Ele é utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resolução de problemas têm que focar e estar coerentes com os objetivos traçados inicialmente.

O planejamento é uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar soluções impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento. O planejamento deve ser feito a cada período de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situações, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento. O planejamento é muito importante dentro de uma empresa, é uma maneira como a empresa irá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos objetivos da empresa. Muitas empresas tomam decisões imediatas de momento, a falta de planejamento só será sentida em longo prazo e sua existência no mercado poderá estar bem comprometida, por isso e por outras diversas decisões feitas, se faz o planejamento, que tem como principio diminuir incertezas e erros referentes a decisões diante algum imprevisto ou ate mesmo para o futuro, há três tipos de planejamento sendo eles: 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro. O Planejamento Estratégico é a avaliação do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma decisão ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa. Esta orientada para o futuro em longo prazo e como não há dados sobre ele é necessário ter uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratégico, tem que ser complexo e projetar ações para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo período de tempo. Os objetivos estratégicos são mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com