TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Gestão em Serviço Social

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.612 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL

Neide Terto Amorim Vian RA 442772

Marisa do Carmo Olivera  RA 407635


Planejamento e Gestão em Serviço Social

Professora Presencial: Elisabete Perine

Americana– SP

Abril/2015

Planejamento e Gestão em Serviço Social

LISTA DE FIGURAS

Figura 1  fluxo de equipe......................................................................06

Figura 2 Ciclo de avaliação de desempenho......................................07

Figura 3 Painel coletivo........................................................................10

SUMARIO

INTRODUÇÃO........................................................................................04

Porque o planejamento educacional?................................................05

           Observações iniciais............................................................................11

          A PROGRAMAÇÃO...............................................................................08

      O planejamento dentro da prática..........................................................18

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................20


INTRODUÇÃO

Todos temos obstáculos, algo que impede dar esse primeiro passo, a maioria deles tem medo de começar, pois eles temem o desconhecido, o fracasso, ou até mesmo o sucesso. Este trabalho é voltado para o planejamento que estabelece os objetivos e processos necessários para fornecer resultados do projeto de acordo com os requisitos e políticas pré-determinados e requisitados pelo grupo de análise. O planejamento do modulo começa pela análise do processo. Várias atividades são realizadas para fazermos uma análise eficaz de sua preparação, a fim de elaborar um projeto em uma área de atuação do assistente social neste trabalho abordamos e área das pessoas idosas no Brasil.

Porque o planejamento educacional?

Planejamento é uma ferramenta necessária para que possa atingir um objetivo futuro. O Assistente Social dentro de sua profissão tem que buscar o bem estar dos sujeitos, realizar as políticas públicas, esses são os objetivos profissionais, do Assistente Social. Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário impor um estudo, com passo a passo de como chegar nesse objetivo, sendo esse estudo o planejamento.

E o planejamento deve ser um estabelecido antes de aplicar as taticas, considerar a nivel tecnico de cada setor, seu potencial humano avaliar seus colaboradores e assim traçar as metas para serem alcançadas.

Quadro esquemático do grupo

Neide 

O planejamento trata-se de uma ferramenta que depende das ações presentes para alcançar um objetivo ou algo desejável no futuro.

Marisa

Planejamento é uma ferramenta imprescindível para que possa alcançar um objetivo futuro. O Assistente Social dentro de sua profissão tem que buscar o bem estar dos sujeitos, realizar as políticas públicas, esses são os objetivos, do Assistente Social.

Roteiro geral do fazer

           Para Chiavenato et al (2002) o plano de produção tem como sua primeira função o planejamento que pode ser a base para determinação de quais objetivos a ser atingidos e, portanto um modelo de fluxo de uma equipe em um plano de ação para um processo como mostra a figura 1.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Figura 1- fluxo de equipe Fonte: CHIAVENATO, IDALBERTO, 2002

Pontes (2005, p.26), afirma que sendo o papel dos gerentes justamente o de planejar, liderar, facilitar, educar e acompanhar os resultados de sua equipe de trabalho, então, a metodologia de avaliação de desempenho visa justamente facilitar esse trabalho. Neste sentido, o autor propõe um ciclo da avaliação de desempenho (figura 2) iniciando-se pelo planejamento estratégico, definição dos objetivos das unidades, combinação dos resultados esperados da equipe de trabalho, acompanhamento do desempenho e avaliação final dos resultados conquistados.

[pic 11]

Figura 2- Ciclo de avaliação de desempenho

Fonte: Pontes (2005, p.27)

O planejamento pessoal é parte fundamental no profissional  atual, traçar metas e planos a ser executado, criar etapas visando o melhor caminho para atingir suas metas, buscar o crescimento da organização, colhendo as informações, pesquisando as rotas, trazendo motivação aos demais envolvidos, trabalhando em prol da organização, para manter no mercado, executar planos, analisarem recompensas, realizar treinamentos específicos para funcionários, se enquadram neste contexto de planejamento.

Passos que devem estar contidos num planejamento

Descrição dos passos que devem estar contidos num planejamento.
Os passos indispensáveis na elaboração do conjunto de planos de uma instituição que servirá a organização e a realização de um processo de planejamento são:

1- Preparação: tem o objetivo de promover a análise dos pontos básicos, afim que cresça a motivação para o planejamento e que possibilite a eficiência nas etapas seguintes. Segundo as circunstâncias, se agrega nesta etapa a preparação de conteúdos relacionados à visão da realidade global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (366 Kb)   docx (497.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com