TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produção e sua importância na gestão

Seminário: Planejamento e controle da produção e sua importância na gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

OBJETIVO DO DESAFIO

ELABORAR UM RELATÓRIO E UMA APRESENTAÇÃO QUE RETRATEM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO,PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO PARA AS EMPRESAS

Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração.

Conforme artigo Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração, Rita Lopes e Murillo Michel falam que “O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve”, “... os planos orientarão a produção e o controle permitirá que os mesmos sejam implementados de forma eficiente na prática pelas empresas”.

Resumindo, planejamento e controle de produção são imprescindíveis para qualquer tipo de empresa, indústria ou prestação de serviços, a produção de produtos, serviços, conveniências, entretenimento, informação. O comércio já se trata de outra parte, outro controle da administração.

As empresas podem ser classificadas: Quanto à propriedade: Estatais (públicas), Privadas (particular), Mistas (ambas). Quanto ao tamanho: Grandes, médias ou pequenas. Quanto ao tipo de produção: Primária, extrativista (extração da matéria prima - MP), Secundária, transformação (processam MP em produtos acabados), Terciária, prestação de serviços (especializados).

Produção de Bens de consumo (duráveis ou perecíveis) ou de produção. E produção de Bens de serviços.

Sistemas de Produção: Abertos (modo probabilístico ou orgânico) ou Fechados (modo determinístico ou mecânicos), é constituído de vários subsistemas com suas entradas e saídas, daí a interdependência entre os subsistemas e os sistemas que dependem de vários fornecedores para garantir as suas entradas e de clientes para garantir as suas saídas.

O Sistema de Produção pode ser: Por encomenda (produz depois de pedidos), Em lotes (produz quantidade limitada por vez), Produção Contínua (produz sem mudanças por longo período de tempo).

O Processo Produtivo depende de três fatores de produção: Natureza (fornece insumos), Capital (dinheiro), Trabalho (mão de obra). A empresa é fator integrador, garante que a integração dos três fatores de produção seja a mais lucrativa possível.

Recurso é o meio pelo qual a empresa produz algo (recursos empresariais): Recursos materiais ou físicos: Fator de produção (FP) natureza (prédios, máquinas, matérias prima, etc.), Recursos Financeiros: FP capital (receitas, faturamento, etc.), Recursos Humanos: FP trabalho (todas as pessoas que trabalham na empresa), Recursos Administrativos: FP integrador, empresa (planejamento, organização, direção e controle), Recursos Mercadológicos: Clientes, usuários dos produtos ou serviços.

Os recursos empresariais são formados por capital financeiro, boa parte é disponibilizada por meio do capital de giro (recursos financeiros) para garantir as operações da empresa e por capital econômico, ativo imobilizado (recursos materiais), ambos é patrimônio da empresa (avaliados em moeda corrente do país).

Conceito de PCP: O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer, quando fazer, quem e como fazer para alcançar o objetivo e o controle, é a função administrativa que consiste em medir o desempenho (comparar com o planejado) e corrigir (identificar erros ou desvios). As empresas precisam planejar e controlar de forma adequada sua produção, visando aumentar a eficiência (utilizando adequadamente os recursos empresariais) e a eficácia (alcançando os objetivos propostos pela empresa). A finalidade é aumentar a eficiência sobre os meios de produção para que os objetivos de produção sejam alcançados aumentando a eficácia.

Funções: manter a rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP é devido ao uso racional dos recursos empresariais junto ás áreas de: engenharia industrial, suprimentos e compras, RH, financeiro, vendas, produção.

A primeira fase do planejamento é o projeto de produção determinando a quantidade e características das máquinas e dos equipamentos e das baterias de máquina em cada departamento ou seção para conhecer a capacidade de produção, quantidade de pessoal disponível, volume de estoques e tipos de matérias-primas, características do produto/serviço a ser produzidos, métodos e procedimentos de trabalho e tamanhos dos lotes econômicos de produção tudo por meio de inventários ou relatórios. O MRP planejamento das necessidades de materiais serve para atender as necessidades de mercado quanto aos produtos acabados entregues ao consumidor, para isso, o sistema destinado a minimizar o investimento em inventário a fim de manter o nível de estoque de materiais para cada produto (explode em todos os componentes para definir a lista de materiais) como software para verificar disponibilidade nos estoques e emissão de lista dos itens faltantes a fim de evitar falta ou excesso dos materiais envolvidos. O MRP II planejamento dos recursos de manufatura e ERP planejamento de recursos da empresa, tratando como um todo e não apenas dos materiais necessários à produção. Funciona a partir do plano mestre (estoque e lista de materiais para ordens e compra e mão de obra e disponibilidade de equipamentos para ordens de produção). E funções do planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, da produção, das necessidades de produção, controle e acompanhamento da fabricação, compras e contabilização dos custos e criação e manutenção da infraestrutura de informação industrial.

O conceito de Planejamento de Produção (PP) é o conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em um todo sistêmico e harmônico em busca de usar com eficiência os recursos disponíveis (capacidade de produção) procurando coordenar e integrar máquinas, pessoas, MP, materiais em vias para alcançar com eficácia os objetivos da empresa (previsão de vendas).

“O sistema Just-in-time (JIT) foi desenvolvido na Toyota com o propósito de eliminar ou reduzir desperdício”, Os principais elementos são: Programa mestre, Kanban, Tempos de preparação, Funcionário multifuncional, Layout, Qualidade e Fornecedores, permitindo maior giro de estoque, qualidade superior e vantagens de custo acompanhado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com