TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de produção

Tese: Planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Tese  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 8

Planejamento e Controle da Produção

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do PCP (Planejamento e Controle da Produção) para uma empresa. As funções, finalidades, enfim, mostrar que uma empresa não funciona de improviso, tem de se planejar, controlar, para produzir um produto bom e conseguir o resultado esperado nas vendas.

Sem um PCP eficiente e eficaz as chances de uma empresa conseguir os resultados esperados são mínimas.

Aliás, eficiência e eficácia são conceitos bem diferentes, a eficiência ocorre quando se utilizam adequadamente os recursos empresariais, enquanto eficácia significa o alcance dos objetivos propostos pela empresa. É como se eficiência fosse jogar futebol e eficácia marcar gols, ou, estudar muito e não faltar e passar de ano.

Conceitos do PCP

O planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira. Sem o planejamento a empresa fica perdida no caos. Ou seja, o planejamento determina o que deve ser feito, quando fazer, quem deve fazer e de que maneira.

Já o controle é a função que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. O controle verifica se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado.

O planejamento constitui a primeira etapa do processo administrativo, e o controle, a última.

Finalidade e Funções do PCP

Tem dupla finalidade: atuar sobre meios de produção com o propósito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficiência. O PCP planejando a produção e controlando seu desempenho consegue atender essa finalidade.

Uma parte dessa dupla finalidade é estabelecer antecipadamente o que a empresa deverá produzir. E a outra parte monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi pré-estabelecido, planejado.

Ao desenvolver as suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. Essas inter-relações ocorrem porque o PCP utiliza racionalmente os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros etc.

As principais inter-relações do PCP com as demais áreas da empresa são:

 Com a área de engenharia industrial: O PCP programa o funcionamento de máquinas e equipamentos e baseia-se em boletins de ocorrência fornecidos pela engenharia industrial.

 Com a área de suprimentos e compras: PCP programa materiais e matérias-primas que devem ser obtidos no mercado fornecedor pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos.

 Com a área de recursos humanos: O PCP programa a atividade da mão de obra, estabelecendo assim o numero de pessoas necessárias para trabalhar no processo de produção.

 Com a área financeira: PCP se baseia nos cálculos financeiros para estabelecer os níveis de estoques e matérias-primas e de produtos acabados.

 Com a área de vendas: PCP se baseia na previsão de vendas para estabelecer o plano de produção e produtos acabados necessários para suprir as entregas aos clientes.

 Com a área de produção: PCP planeja e controla a atividade da área de produção, funcionando assim com o que é planejado e programado pelo PCP.

Princípios Fundamentais

Quando trata de planejamento da produção, o PCP utiliza os princípios fundamentais do planejamento e, quando trata de controle da produção, utiliza os princípios fundamentais do controle.

Princípios que regem o planejamento:

 Princípio da definição do objetivo: o objetivo deve ser definido de forma clara e concisa, para que o planejamento seja adequado.

 Princípio da flexibilidade do planejamento: o planejamento deve ser flexível e elástico a fim de poder se adaptar a situações imprevistas.

Os princípios que regem o controle são:

 Princípio do objetivo: contribui para o alcance dos objetivos por meio de indicação de das falhas ou dos erros.

 Princípio da definição dos padrões: padrões que foram definidos no planejamento, ou seja, antes da execução do trabalho.

 Princípio da exceção: esse princípio foi criado por Taylor, onde o controle deve se concentrar exclusivamente sobre situações excepcionais.

 Princípio da ação: controle que proporciona ação corretiva sobre desvios ou falhas apontados.

Sistemas de PCP

PCP em produção sob encomenda:

Empresa que só produz quando se tem uma encomenda, e essa encomenda que define como a produção será planejada e controlada.

PCP em produção em lotes:

É o sistema de produção utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Cada lote exige um PCP específico.

PCP em produção contínua:

Também chamada de produção em série ou em linha. Utilizado por empresas que produzem em ritmo acelerado, durante longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança.

Programação da Produção

Introdução:

Terminada a elaboração do plano de produção, deve-se pôr em ação e fazê-lo funcionar. Essa programação deve ser detalhada e transformada em programas de execução diária. Esses programas devem ser práticos, ou seja, claros e simples a todas as seções envolvidas direta e indiretamente no processo produtivo. Além disso, esses programas são desenvolvidos para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com