TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de produção (PCP)

Projeto de pesquisa: Planejamento e controle de produção (PCP). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste trabalho iremos abordar os principais temas ligados a Planejamento e Controle de Produção (PCP).

As empresas que utilizam de processos de fabricação dependem diretamente da organização de suas atividades, tendo como base a eficiência e a eficácia dentro do seu processo de produção. Diante disso, entendemos que a eficiência ocorre quando são utilizados de forma adequada os seus recursos, ou seja, “métodos, normas, procedimentos e programas”.

A eficácia está relacionada aos fins, objetivos a serem alcançados, desta forma, colocando em evidência o envolvimento claro de pessoas.

O planejamento e controle da produção é atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando a execução do que foi previsto.

Planejamento e Controle de Produção (PCP)

De forma a atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas precisam planejar e controlar de forma eficaz sua produção.

CHIAVENATO (2008), Planejamento e controle são, respectivamente, a primeira e a última etapa do processo administrativo. O planejamento determina os objetivos e como atingi-los de forma eficaz, o controle verifica e assegura o desempenho.

 O autor acima define planejamento e controle as partes iniciais e finais de um processo, serão ele que definirão se os objetivos serão atingidos de maneira esperada.

BURBIDGE (1988), o objetivo do PCP é proporcionar uma utilização controlada e adequada dos recursos, de forma que os produtos a ser produzidos atenda um plano de venda pré-determinado.

 Para BURBIDGE, O PCP irá estabelecer um maior controle dos recursos a serem utilizados, atendendo um o foi pré-determinado.

MARTINS (1993), o principal objetivo do PCP é comandar o processo de produção segundo informações fornecidas de vários setores em ordem de produção e vendas, de forma a satisfazer os consumidores com serviços e produtos e aos donos e acionistas com lucros.

 Já para MARTINS, o objetivo do PCP é comandar a produção, para atender, os consumidores com serviços e o lucro desejado por acionistas.

De um lado o PCP estabelece antecipadamente o que a empresa deverá produzir e o que deverá dispor de matérias-primas e materiais, de pessoas, de maquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas. De outro lado o PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-lo da melhor maneira possível.

O planejamento determina o que se deve fazer quem deve fazer e de que maneira.

O controle é: a função administrativa que consiste em medir desempenho comparando com o planejamento, e corrigir o desempenho identificando erros ou desvios.

Ao desenvolver suas funções, o PCP mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros etc. Assim, as principais inter-relações do PCP com as demais áreas da empresa são as seguintes:

* área de cadeia de suprimentos e compras: o PCP programa materiais e matéria-prima que devem ser obtidos no mercado, fornecido pelo órgão de compras e estocados pelo órgão de suprimentos.

* área de recursos humanos: o PCP programa a atividade da mão de obra, estabelecendo a quantidade de pessoas que devem trabalhar no processo de produção.

* área financeira: o PCP baseia-se nos cálculos financeiros fornecidos pela área financeira para estabelecer os níveis de estoques de matérias-primas e de produtos acabados, além dos lotes econômicos de produção.

* área de vendas: o PCP se baseia na previsão de vendas fornecida pele área de vendas, para elaborar o plano de produção da empresa e planejar a quantidade de produtos acabados necessária para suprir as entregas aos clientes.

* área de produção: o PCP planeja e controla atividade da área de produção, o que significa que essa área funciona de acordo com o que é planejado e programado pelo PCP.

Controle de Produção

O controle da produção é a última fase do PCP, que acompanha, avalia e regula as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinjam os objetivos pretendidos.

Com as ordens de produção emitidas, após ter sido elaborado o plano de produção e liberados os recursos, todo o sistema produtivo deve funcionar de forma integrada, a fim de atingir os objetivos, para tanto, ele precisa ser controlado assegurando que o foi planejado seja executado. Dessa forma garante e eficiência e a eficácia do sistema.

Para melhor controle da produção a empresa trabalha com planejamento de reursos, definição do processo, capacitação de pessoas com treinamentos e sistemas de computadores verificando o controle produtivo.

Dentre os principais objetivos do controle da produção, destacam-se:

 Diminuir custo de produção sem prejudicar a qualidade final do produto.

 Trabalhar com eficiência com pessoas treinadas e capacitadas e sempre evitando desperdício.

 Aperfeiçoar o tempo de produção para não haver atrasos na entrega de produtos.

O conceito de sistema de programação da produção com capacidade finita

Os sistemas de programação da produção com capacidade finita estão apoiados em informações - tanto quanto a modelagem do sistema produtivo, quanto dos parâmetros para a tomada de decisões e da situação presente da fábrica. Isto significa que a qualidade da decisão resultante é particularmente dependente da confiabilidade, integridade e aderência destas informações.

É importante reforçar que um sistema de programação da produção com capacidade finita não deve ser gerenciado de maneira isolada, ou seja, não integrado às demais dimensões temporais do planejamento, bem como às demais funções da empresa.

MARTINS e LAUGENI (1999) descrevem, “... expandiu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com