TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e gestão de recursos humanos estratégica

Resenha: Planejamento e gestão de recursos humanos estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Resenha  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

O Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas pode ser formulado e desenhado após, isolada ou integralmente, o Planejamento Estratégico da empresa. Quando o planejamento estratégico de Gestão de Pessoas é feito após a elaboração do planejamento estratégico da empresa, e procura adaptar-se a ele no sentido de contribuir para sua implementação, ele recebe o nome de planejamento adaptativo de Gestão de Pessoas. No passado, a gestão de pessoas era feita de forma onde as pessoas eram orientadas para produzir em grande escala, o objetivo principal era preparar os profissionais para aumentar a produtividade, tornando-se especialista na tarefa e, conseqüentemente recebendo os salários com base no resultado apresentado ou seja eles eram visto como uma máquina, tinha apenas a necessidade de ser devidamente treinadas para exercer determinadas funções, aumentar a produtividade e receber solário pelo resultado do trabalho

Como é o Novo Modelo de Gestão de Pessoas. Nesse novo modelo de gestão percebeu-se que o ser humano tinha outras necessidades, além do conhecimento para exercer a função, aumentar a produtividade e receber salário, ele quer ser reconhecido, valorizado, ter perspectivas de crescimento e desenvolvimento dentro do negócio,foi apartir dai que serviu para construir novos modismos dentro das organizações, contribuiu para a criação de várias ferramentas, dentre elas o plano de vida e carreira, planejamento de desenvolvimento profissional, aumento salarial através das boas avaliações de desempenho. Além disso, passou a valorizar a abertura da comunicação entre líderes e liderados, onde a troca de feedback começou a ser utilizada como uma ferramenta importante no alinhamento das expectativas e na motivação da equipe.As empresas e os líderes que conseguirem se atualizar com novo momento irá conquistar a motivação e o comprometimento das equipes, tornando-se grandes aliados para superar os desafios, alcançar os objetivos e vencer a competição.

Adhocracia significa uma estrutura flexível capaz de amoldar-se contínua e rapidamente às condições ambientais em mutação.O objectivo da Adhocracia é a detecção de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados através do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação organizacional.Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.

Mercado do Trabalho Apagão de Mão de Obra Podemos dizer que o Apagão dar-se a faltam de profissionais qualificados para ocuparem as vagas disponíveis sem contar os desafios que o mercado impõem aos profissionais que vão além do conhecimento, e, por isso, há um descompasso entre o cidadão que se forma e o que o mercado procura.

Hierarquia das necessidades de Maslow se divide em um conjunto de cinco necessidades divididas em uma pirâmide, necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de auto-estima e necessidades de auto-realização. fisiológicas são a base da pirâmide, são essenciais para a sobrevivência do ser humano a água, comida, sexo, sono, excreção, etc. Aplicando essa teoria na organização pode-se dizer que Maslow está correto, pois se o funcionário não tiver sua sede, fome e sono saciados, certamente não terá disposição para realizar seu trabalho, não se esquecendo das necessidades fisiológicas e do sexo. segurança pode ser definida simplesmente como necessidade de sentir-se seguro dentro de sua casa, mas também pode ir muito além como a segurança de ter um emprego estável, um seguro de vida, um plano de saúde, vale transporte entre outros benefícios que podem ser concedidos pela empresa.

sociais ou de amor, ou de pertencer a um determinado grupo também podem ser aplicadas na organização, as pessoas tem necessidades de ser aceitas pelos outros, o ser humano não consegue viver isoladamente auto-estima são o reconhecimento de nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros em relação à nossa capacidade de se adequar as atividades que desempenhamos. O ser humano tem a necessidade de estima, ele reconhece sua própria capacidade, mas a melhor maneira de motivar o funcionário é ele receber esse reconhecimento de outras pessoas. auto-realização. O ser humano busca sua realização como pessoa, é capaz de desenvolver seu potencial continuamente. Segundo Maslow quando as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de status estão satisfeitas, só resta a necessidade de auto-realização

Tipos de Planejamento,Quais as Caractericticas,conteudo,tempo projetado,anplitude e que tipo de Ação

Estrategico: é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado.

Tatico: Características: É projetado para médio prazo, geralmente para o exercício anual. É o Planejamento que abrange cada unidade da organizacão.Traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.

Cada unidade preocupa se em atingir os objetivos da unidade.Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.Trabalha com decomposições dos objetivos e estratégias estabelecidos no planejamento estratégico.a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos,

previamente fixados segundo uma estratégia prédeterminada

Operacional: (Curto alcance) O plano operacional coloca em prática cada um dos planos táticos dentro da empresa. Ele é projetado no curto prazo e envolve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com