TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento operacional

Seminário: Planejamento operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Seminário  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

O planejamento operacional é constituído de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas áreas e funções dentro da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos etc. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos pretendidos pela empresa, a fim de que este alcance os seus objetivos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da empresa. Embora os planos operacionais sejam heterogêneos e diversificados, eles podem se classificados em quatro tipos:

1 - Procedimentos: constituem a sequência de passos ou etapas que devem ser rigorosamente seguidos para a execução dos planos. Os procedimentos são rotinas e podem ser expressos na forma de fluxograma.

2Orçamentos:são planos operacionais relacionados com o dinheiro dentro de umdeterminado período de tempo. Ao nível operacional, os orçamentos geralmente têm a extensão de um ano.

3 - Programas: ou programações constituem planos operacionais relacionados com o tempo, são planos que selecionam com duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. O programa mais simples é chamado de cronograma.

4 -Regras e regulamentos: constituem planos operacionais relacionados com o comportamento solicitado às pessoas. Especificam como as pessoas devem comportar-se em determinadas situações

Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:

• Os recursos necessários para o seu desenvolvimento e Implantação;

• Os procedimentos básicos a serem adotados;

• Os produtos ou resultados finais esperados;

• Os prazos estabelecidos;

• Os responsáveis pela sua execução e Implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com