TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula De Matematica

Monografias: Plano De Aula De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de aula

Série: 5ª - ensino fundamental

Tema: A matemática no cotidiano

Assunto: Matemática e Lógica

Questão Problema: Qual a influência da matemática no nosso dia a dia ?

Objetivos:

- compreender a abrangência da matemática;

- desmistificar o “monstro” da matemática;

- reconhecer a matemática no cotidiano;

Atividade:

Os alunos pesquisam e relatam problemas do cotidiano que envolvam a matemática.

Após a apresentação dos slides para introdução do assunto, os alunos foram dispostos em círculo e estimulados, um a um, a encontrar atividades relacionadas com a matemática em seu cotidiano. Eles se surpreenderam com a quantidade de coisas que puderam se lembrar e comentamos que ainda existem muitas mais.

Os alunos foram, então, divididos em grupos de 4, formando 9 grupos. Três grupos receberam baralhos espanhóis, confeccionados pelos próprios alunos na aula anterior, para jogar “escoba de 15”. Esse jogo tem por objetivo reunir o maior número de cartas. Isso é obtido somando 15 pontos com as cartas da mesa. Três outros grupos receberam jogos de dominó. Nesse jogo o objetivo é se livrar das pedras o mais rápido possível e, para isso, é importante tentar deduzir que pedras ainda restam no jogo. Os outros três grupos receberam charadas/enigmas matemáticos para resolver. O objetivo dos jogos/charadas/enigmas era permitir aos alunos refletir e perceber que a matemática pode ser interessante a até divertida.

Os grupos dos jogos em geral se divertiram e acharam a idéia muito interessante. Contudo, vários alunos demonstraram dificuldades evidentes em concentração e em fazer as somas necessárias. Quanto aos enigmas/charadas, cerca de 40% não foram solucionados em aula. Na maioria das vezes por dificuldade de interpretação, mas também por problemas com o raciocínio lógico.

Conclusão:

A grande maioria dos alunos tem dificuldade com atividades que envolvam o raciocínio. Isso evidencia a forma errada como o ensino é conduzido, principalmente nas séries iniciais, quando o intelecto está em pleno desenvolvimento. É fundamental e urgente que os professores estimulem seus alunos a “pensar por si sós” e a buscar o conhecimento com o afinco necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com