TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula - Ginastica

Artigo: Plano De Aula - Ginastica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  4.944 Visualizações

Página 1 de 3

GINÁSTICA GERAL

 Plano de aula

 Propriedade Motora: Flexibilidade

 Público-alvo: idosos entre 60-65 anos de idade, sem limitações

articulares ou déficit motores e sedentários.

 Material utilizado: colchonete

 Objetivo: explorar a flexibilidade dos indivíduos envolvidos, melhorando assim a amplitude de movimento.

 Duração: 45min

 Número de alunos: 16 pessoas

O plano de aula é dividida em 3 partes:

 Parte 1: Aquecimento (5min-7min).

Aquecimento articular ativo; marcha estática; dissociação de cinturas e movimentos circulares das principais articulações.

 Parte 2: Flexibilidade (25min-30min). Cinco atividades que trabalhem a flexibilidade: geral; estática; passiva e dinâmica.

Serão trabalhados 20 alongamentos sendo estes divididos em dois grupos; 10 alongamentos ativos e 10 alongamentos passivos.

 PARTE 3: VOLTA A CALMA (5min-7min).

Relaxamento através de massagem em duplas..

Alongamentos Ativos - Flexibilidade

Para Krivickas (2001, p. 95), a flexibilidade é a amplitude de movimento de uma articulação ou de uma série de articulações. Trata-se da capacidade de um indivíduo em realizar movimentos de forma objetiva e intencional, desenvolvendo nas articulações participantes uma amplitude necessária e ótima (MARTIN; CARL; LEHNERTZ, 2008).

Durante o rendimento esportivo ou na realização de atividades cotidianas, a flexibilidade proporciona aos indivíduos que desempenhem

suas ações com maior auto-segurança, habilidade e amplitude, permitindo maior coordenação e liberdade total para o movimento (ALTER, 1999).

De acordo com Platonov (2008) existem dois tipos de flexibilidade: a ativa e a passiva. A flexibilidade ativa corresponde com a atividade dos grupos musculares que envolvem as respectivas articulações para realizar movimentos com grande amplitude, enquanto que a flexibilidade passiva realiza grande mobilidade nas articulações por meio da atuação de forças externas (aparelhos, parceiros, etc.), e sempre apresenta indicadores maiores do que a anterior.

Cada músculo e articulação apresenta uma flexibilidade específica que é influenciada por diversos fatores como: idade , sexo, raça, fatores neuromusculares e a temperatura muscular (KRIVICKAS, 2001). Para Hollmann e Hettinger (2005), a estrutura da articulação, o volume da massa muscular e a capacidade de alongamento do músculo, tendões, ligamentos, cápsulas articulares e pele, também representam fatores limitantes para o rendimento da flexibilidade.

Assim como os outros componentes da aptidão física é possível melhorar a flexibilidade através de um treinamento regular de exercícios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com