TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula (Ginastica)

Por:   •  7/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  17.556 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

Faixa etária: Alunos de 16 a 40 anos.

Quantidade 15 alunas

Materiais utilizados: Cama elástica, step, halteres, bastão, colchonete, sala de aula (Academia Teles Fitness).

Duração: 50 minutos

Objetivos: Obter uma melhora no condicionamento físico das alunas, ou seja, um aumento da capacidade cardiorrespiratória e desenvolvimento da resistência neuromuscular, aumentar a auto- estima, combater o stress promovendo através da aula (circuito) saúde, bem-estar e qua-lidade de vida.

O circuito é uma aula bem intuitiva e divertida em que todos poderão participar e trabalhar tanto a parte aeróbica como também a parte localizada, desenvolvendo também uma interação entre os alunos.

Aquecimento: É necessário para otimizar o treino e preparar o corpo para o exercício, aumen-tando a temperatura corporal, além de garantir que as articulações suportem o esforço.

Iniciaremos a aula com 10 minutos de trabalho aeróbico, onde os exercícios de aquecimento devem ser leves, incluindo movimentos livres como: saltos, deslocamentos laterais e movimen-tos amplos dos braços e das pernas para ativar progressivamente o sistema cardiovascular.

Parte principal (30 minutos): Dividir a turma nas cinco estações, para realização do circuito. Três alunas na cama elástica, no step, no colchonete, halteres e bastão.

A atividade consta em um rodízio, passando por cada estação a cada 3 minutos e vai trocando até todos os alunos passarem por todas as estações. Na parte da cama elástica e do step serão realizados exercícios aeróbicos e nos outros o foco será a parte localizada, abrangendo mem-bros superiores e inferiores.

Volta à calma (10 minutos): Com uma música um pouco mais lenta damos início aos alonga-mentos. (O tempo indicado para cada movimento é de 20 a 30 segundos)

Panturrilha: Sentadas, com as pernas esticadas puxam a parte superior da sola dos pés com a tolha ou corda mantendo o tronco ereto.

Quadríceps: Pegar um dos pés com a mão contrair o abdômen e puxar a sola do pé em direção do glúteo, até encostar, se possível. Sempre lembrando as alunas de não forçar mais do que o seu limite.

Lombar: Deitadas no colchonete com as pernas esticadas, levantar um pouco uma das pernas em direção ao tronco, flexionar um pouco o joelho e deixar esta perna cair para a lateral em direção a outra. Manter os ombros no chão e puxar a perna que está por cima com a mão opos-ta. Manter o outro braço relaxado na linha do ombro com a palma da mão virada para cima.

Membros superiores: Entrelace os dedos atrás das costas, com as palmas das mãos voltadas para dentro. Lentamente eleve-as de modo que sinta os ombros alongados.

Depois, alongar o pescoço para frente, para trás e para os lados. Gire depois o pescoço sobre os ombros de forma lenta e o mais acentuado possível, invertendo os sentidos;

Texto Reflexivo: Após a aplicação da aula prática

Havia programado esse plano de aula com a supervisão do Professor Francisco Teles CREF 004037-SC, o mesmo pratica musculação há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com