TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Curso

Trabalho Escolar: Plano De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  5.986 Palavras (24 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA- UNEB

CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

EDNEIA NORMANDIA DE AQUINO RIBEIRO

PLANO DE ESTAGIO III

SALVADOR, BAHIA

2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA- UNEB

EDNEIA NORMANDIA DE AQUINO RIBEIRO

PLANO DE ESTAGIO: Ensino médio

Plano de estagio apresentado no curso de graduação

A universidade de Estado da Bahia, Salvador no Curso de licenciatura de matemática.

Professor: Celso Luís

Salvador

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA 5

DISCURSSÃO- TEÓRICA 6

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7

JUSTIFICATIVA 8

REFERENCIAS 9

ANEXO A 10

INTRODUÇÃO

Objetivo do Curso de Licenciatura em Matemática é o de preparar o professor de Matemática para exercício do magistério do e ensino Médio e o de contribuir na formação do futuro pesquisadores em Educação Matemática, capaz de desempenhar uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social, econômica e cultural e da área de Matemática, onde, possa atuar para melhorar o ensino da matemática e da aprendizagem.

No Estágio Supervisionado III temos um estágio de observação no ensino médio que tem como objetivo a análise reflexiva da prática através da observação de salas de aula de Matemática. Nesta etapa, as atividades serão realizadas em classes do Ensino médio incluindo a análise dos princípios e critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos adotados pelos professores, das diferentes dimensões do conteúdo: conceitos, procedimentos e atitudes.

O estágio de observação do ensino médio é um meio que levará o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional, no caso do ensino médio a frequência de encontrarmos problema é muito maior. O estagiário passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade. E também desenvolver projetos e alternativas para a melhoria do ensino depende não somente da aplicação dos conhecimentos adquiridos na universidade, mas também das experiências vivenciadas durante a prática. O Estagio Supervisionado oferece ao professor em formação a oportunidade de integrar teoria e prática para selecionar a melhor forma de oferecer aos alunos um aprendizado efetivo.

Ele é muito importante para a aquisição da prática profissional, pois durante esse período o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos. Essa etapa do processo de formação é vital, tendo em vista que o retorno necessário daquilo que foi observado e posto em prática, pode fazer a diferença na vida acadêmica do estagiário. Além disso estágio é muito mais que o cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento profissional, pessoal e também um importante instrumento de integração entre escola, universidade e comunidade.

Apresentação da escola

Estágio Supervisionado III em Matemática será realizado no colégio estadual Luís Eduardo Magalhães que fica localizada na rua Doutor Anísio Moreira Alves-centro em Santo Estevão, - BA. É uma Unidade escolar de esfera administrativa estadual, cujo órgão mantenedor é o Governo do estado. Esta unidade de ensino foi construída para oferecer o ensino médio regular, fundamental II e curso de formação de magistério, em 2001 deixou de ser ofertado a matricula para o ensino fundamental II e em 2003 foi extinto por determinação legal o curso de magistério ficando até hoje o curso de formação geral.

Fundado em 12 de abril de 1999 seu ato de criação deu-se pela necessidade em atender a grande demanda de alunos cidade que se deslocava para sede da cidade, a escola funciona oferecendo apenas Ensino médio e a área de abrangência se estende a jovens, adolescentes e adultos que residem na sede do município, nas comunidades rurais e cidades circunvizinhas. Muitos deles já estão no mercado de trabalho, em áreas como comercio, industrias, educação, agricultura, meio artístico, entres outras.

O colégio estadual Luís Eduardo Magalhães –CELEM-possui razoável espaço físico com ambientes arejados em bem estado de conservação. Os matérias e equipamentos existentes, na sua maioria conservados, oriundos do SEC e outros adquiridos com recursos do FAED e do PDE. Essa escola conta com bom quadro administrativo (diretor, vice-diretor e secretária). REDA: 01Porteiros: 03 (terceirizados); Auxiliares de limpeza: 03 (contrato temporário)

Secretária: 01 (efetivo); Salas de aula: 12; Sala de informática: 01; Biblioteca: 01; Cantina: 01; Sanitário de Professor: 02 (masculino e feminino); Sanitário de aluno: 04 (masculino, feminino e de portadores de necessidades especiais) Direção: 01; Depósitos: 04; Sala de Professor: 01

A avaliação segue as normas do PCNs onde são expressos pelos instrumentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com