TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing: Análise Das Oportunidades De Mercado

Casos: Plano De Marketing: Análise Das Oportunidades De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  4.824 Visualizações

Página 1 de 5

Plano de Marketing: Análise das Oportunidades de Mercado

Introdução

As oportunidades de mercardo constituem algo que existe no papel ou como idéia. Pode, portanto ser definida como um conceito negocial que se transformado em um produto ou serviço tangível oferecido por uma empresa, resultará em lucro financeiro ou no atendimento á sociedade.

Analisar, então, as oportunidades de mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado, que consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Análise de Oportunidades e Pesquisa de Mercado

As oportunidades têm a ver com a criação de valor, e não necessariamente com redução de custos. Deve agregar valor para que seja aceita no mercado consumidor. Se valer a pena as pessoas pagam por ela, se não agrega valor não pagam. Se o foco for apenas no preço, pode haver sérios problemas de comunicação e o produto não sair. Outro ponto a ser considerado é que as oportunidades não são iguais para todos e nem todos estão equipados para capturar uma oportunidade. Um comentário relativo a uma situação, pode gerar a percepção de uma oportunidade para um e o outro nem sequer perceber.

Uma oportunidade não tem que ser complexa demais. Quanto menos pessoas envolver mais fácil será lidar com ela e implementá-la. Se alguma coisa é uma oportunidade para mais alguém, talvez você deva (ou não) evitá-la. É preciso avaliar se cabem os dois no mercado e se você é capaz ou não de implementá-la e aprimorá-la.

As oportunidades variam muito. Há oportunidades de risco maior, porém com potencial também maior e existem aquelas de risco menor, mas de retorno também menor. Cabe ao empreendedor definir sua linha de ação.

Para obter informações sobre a realidade do mercado, uma das ferramentas mais efetivas é a pesquisa de mercado. Esse recurso ajuda a fundamentar com dados o chamado tino para negócios. Isso porque quanto mais informações o empreendedor tiver a respeito de clientes, concorrentes e fornecedores, mais preparado estará. O ideal é que ela seja feita antes da abertura da empresa, para trazer subsídios para elaboração do plano de negócios.

A análise de oportunidades e pesquisa de mercado são as primeiras etapas do planejamento de marketing. Cabe ao gerente de marketing avaliar e segmentar o mercado (dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades e/ou características semelhantes e que provavelmente terão comportamentos de compra semelhantes). Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e otimizando resultados para a empresa.

Algumas ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações que não devem ser desprezadas por novos e antigos empresários.

Estudar a demanda, o poder de compra do consumidor, o ritmo de produção, a oferta e a procura, fazer previsões de vendas, são características de estudo e atuações perante as oportunidades de mercado.

Dentre os tipos de pesquisa, estão as pesquisas de hábitos e atitudes, pesquisas/painéis repetitivos e as pesquisas qualitaitvas.

As pesquisas de hábitos e atitudes fornecem informações sobre os hábitos de consumo e compra de produtos, o grau de envolvimento dos consumidores com os produtos, o conhecimento, a imagem das marcas e os critérios de escolha dos clientes; As pesquisas de painéis repetitivos consistem em colocar periodicamente as mesmas questões junto de uma determinada população, de modo a seguir a evolução das suas respostas ao longo do tempo; E as pesquisas qualitativas visam compreender as necessidades, motivações e comportamento dos consumidores. Distinguem-se das pesquisas por questionário, pela maior complexidade e profundidade dos seus métodos de análise. São exemplos desse tipo de estudo as entrevistas livres (em que se deixa o entrevistado falar livremente sobre um dado tema) e as discussões em grupo (em que o moderador lidera o grupo e apresenta os tópicos a serem discutidos, observando as reações dos participantes).

Métodos de experimentação

São testes de mercado que visam prever as reações dos consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com