TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  31/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

IES – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

[pic 1]

                                                                                                           

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

[pic 2]

IES – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação dentro da aprendizagem acaba sendo um assunto muito importante, afinal sempre associa-se o ato de avaliar como sendo um momento no qual se qualifica certa pessoa em boa ou ruim, isso acaba sendo bastante discutido dentro do ambiente escolar, afinal a avaliação acaba sendo utilizada como ato classificatório deixando assim de atuar como um recurso que auxilia dentro do desenvolvimento do aluno.

Diante disso a avaliação deve atuar como um momento importante tanto para o aluno quanto ao professor, afinal acaba sendo um momento em que o professor pode avaliar a sua prática, analisar se realmente  a maneira na qual está sendo trabalhado os conteúdos os alunos estão absorvendo e se precisa ou não rever alguns aspectos, e para os alunos acaba sendo importante para analisar o desenvolvimento do aluno em relação aos conteúdos que foram ministrados, mais não servindo de recurso que defina ou não saber do aluno, pois isso acaba sendo avaliado no decorrer das atividades e não em uma simples avaliação.

Isso porque em alguns momentos a avaliação pode pegar o aluno em um dia não favorável, afetando assim o seu desenvolvimento, diante disso a necessidade de analisar o dia-a-dia do aluno, para que assim possa ter uma visão ampla de seu desenvolvimento.

Nota-se que a avaliação deve estar sempre articulada com o projeto político pedagógico e projeto de ensino, para que assim possa desenvolver a sua real função, que é de analisar se o aluno está atingindo ou não os objetivos e procurar reparar os possíveis erros, para que todos possam desenvolver o ensino aprendizagem.

A avaliação acaba servindo de um recurso no qual pode se analisar o desenvolvimento do aluno e não como um ato de puni-lo .

Entretanto quando analisamos a avaliação não devemos associá-la a um recurso utilizado em atingir metas, mas sim estar preocupados em desenvolver a aprendizagem dos seus alunos, que o educando aprenda e se desenvolva a prática da avaliação da aprendizagem, em seu sentido pleno, mas isso só é possível desde que seja realizado efetivamente pelos interessados.

Hoffmann (2009), a avaliação é essencial dentro de educação o professor deve avaliar o seu aluno constantemente na ação educativa.

Educadores e até mesmo políticos estão assumindo a luta contra a  função seletiva e discriminatórias das notas proporcionando sérios prejuízos sociais e classes populares.

Condiz então em eliminar a reprovação nos anos iniciais, minimizando assim os prejuízos sociais e afetando o projeto de vida dos estudantes.

Nota-se que ambos lutam por uma avaliação da aprendizagem, aquela que tem o intuito de fazer com que o aluno aprenda e consiga desenvolver-se, não aquela avaliação que o professor fará para punir o aluno.

Tanto Hoffmann e Lukesi defendem essa mudança de postura da avaliação, buscar então esse aproveitamento, avaliar o desempenho do aluno no cotidiano das atividades, poder então realizar essa analise.

Ambos priorizam a questão do que está valendo atualmente os exames que são realizados, a escola está então preparando os alunos para enfrentar esses exames, provas, e esquecem de proporcionar o desenvolvimento.

Jussara Hoffmann, finaliza sua argumentação dizendo que para a avaliação tornar uma prática libertadora não será necessário uma revolução de métodos e técnicas, mas que haja uma compreensão diferenciada do que é a avaliação e que se defina apenas, como uma forma de compreensão do entendimento do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com