TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 12

ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR[pic 1]

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS

ATIVIDADE DE CAMPO PROGRAMADA 2012

ESTANDE DE PROGRESSÃO E MANEABILIDADE

1        SITUAÇÃO

Nos dias 15, 16, 17 e 18 do mês de outubro, ocorrerá a Atividade de Campo Programada 2012, realizada no Campo de Instrução Treme-Terra em Belo Horizonte. Ocasião em que será desenvolvido o estande de Progressão e Maneabilidade, destinado às turmas do 1º e 2º anos do Curso de Formação de Oficiais.

2        MISSÃO

A Polícia Militar de Minas Gerais é uma Instituição regida pelo princípio da hierarquia e disciplina e, além disso, é ainda força auxiliar do Exército Brasileiro. Dessa forma, é importante que os profissionais desta corporação tenham conhecimento básico sobre técnicas militares diversas, como rastejo, transposição de obstáculos, utilização de cobertas e abrigos e progressão no terreno.

Tais técnicas encontram sua utilidade não só na atividade específica de força armada como também no cotidiano operacional dos agentes de defesa social, visto que estão legalmente obrigados a enfrentarem situações adversas em prol do bem comum.

Sendo assim, o estande de Progressão e Maneabilidade visa habilitar o oficial em formação à aplicação de técnicas militares e policiais em situações operacionais diversas, e habilitar o discente ao enfrentamento de situações rústicas, ou situações estressantes tanto psicológica como fisicamente.

Nesse contexto, podemos verificar que os atendimentos a ocorrências em locais ermos, de difícil localização, em áreas rurais, ou em quaisquer ambientes de mata são dificultados em virtude da localização de pontos específicos, sendo necessária a aplicação de conhecimentos básicos de formas diversas de abrigos e progressões no terreno a ser percorrido.

2.1        Geral

Proporcionar aos discentes da tropa executante a oportunidade de vivenciar e aplicar as técnicas militares e policiais de progressão no terreno e de maneabilidade em terreno rústico, condicionando-os a execução correta dessas técnicas, mesmo sob estresse físico e psicológico, observando para isso os aspectos de segurança e correta execução dos exercícios.

2.2         Particular

2.2.1 Proporcionar ao discente a oportunidade de contato com ambiente rural e rústico;

2.2.2 Possibilitar que os discentes tomem conhecimento de técnicas de progressão no terreno e transposição de obstáculos;

2.2.3 Simular a aplicação das técnicas policiais-militares em ambientes operacionais rústicos que contribuam para que o discente adquira resistência tanto física quanto psicológica, a fim de se aprimorar o controle emocional;

2.2.4 Permitir que os discentes tomem conhecimento das dificuldades de se trabalhar em ambientes desfavoráveis;

2.2.5 Percorrer as pistas que serão plotadas no terreno localizado no Campo de Instrução Treme-Terra (CITT);

2.2.6 Estimular a execução da atividade em conjunto, proporcionando o estímulo do espírito de corpo do grupo envolvido na atividade;

2.2.7 Estimular a preparação física do policial para a atuação em situações adversas.

3        EXECUÇÃO

As atividades do estande serão divididas em quatro oficinas, sendo a primeira destinada à instrução teórica. As outras três oficinas acontecerão simultaneamente e serão destinadas à atividade prática, durante as quais os discentes irão a campo para executar os conceitos ministrados durante a instrução teórica.

Todas as oficinas serão realizadas com o armamento portátil, no caso o fuzil, pois o estande tem por objetivo aproximar da realidade policial que o discente poderá vivenciar em suas experiências profissionais após o curso.

Sendo assim, pode-se considerar que o policial militar estará, obrigatoriamente, utilizando uma arma de porte e que em uma ocorrência policial na qual ele esteja portando uma arma de fogo portátil, será lhe exigido um maior esforço para aplicação das técnicas de rastejo, progressão e transposição de obstáculos, além disso, o militar haverá de ter a preocupação em cuidar do seu armamento e mantê-lo sempre em condições de emprego.

O esforço físico realizado pelo porte do armamento pesado eleva o grau de dificuldade da atividade, fazendo com que o militar conheça e supere as dificuldades encontradas na execução das oficinas e saiba aplicar, na prática, com êxito, rastejos, progressões e transposições de obstáculos, pois tais atividades são possíveis ocorrer no cotidiano do serviço policial.

A única atividade do estande que será realizada sem o armamento pesado será a passagem pelo túnel, por medidas de segurança.

3.1.1         Instrução teórica

A oficina se destinará a demonstrar os métodos e técnicas utilizados para progredir em terrenos e para transposição de obstáculos. Além das técnicas utilizadas, será despertada nos discentes a importância da união de grupo e a percepção de que a disciplina, o treinamento constante e o espírito de corpo são necessários para o sucesso de qualquer missão.

Para a instrução, será utilizado 01 (um) álbum seriado, contendo entre 07 e 10 folhas, conforme a necessidade. O álbum seriado conterá instruções teóricas específicas sobre: os tipos de progressão no terreno, formas de transposição de obstáculos, técnicas de varredura, dificuldades e vantagens do terreno.

Ao final da instrução teórica realizada por um membro da equipe do estande, os discentes executarão, durante 5 minutos, atividades de movimentação conjunta, quais sejam: execução de comandos de ordem unida (frente pra esquerda, direita e retaguarda), sentado 1-2 e de pé 1-2, com o intuito de causar desgaste físico e estresse psicológico para o início das demais oficinas.

Em seguida, os militares deverão se deslocar divididos em três grupos, onde cumprirão as três oficinas práticas, que se realizarão simultaneamente e em caráter de rodízio, possibilitando que todo pelotão passe pelo estande.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (763.6 Kb)   docx (460 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com