TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula

Por:   •  20/5/2015  •  Resenha  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 6

Plano de Aula de Educação Física da Educação Infantil

Escola: Municipal Santa Tereza.

Ano: Maternal II                             Turma: “U”

Data: 13/11/2014           Horário: 13:40 as 15:40                     Duração: 1:40 min. (02 aulas)

Turno: Vespertino                       Nº de alunos: 20

Faixa Etária: 02 anos e meio a 04 anos.

Professor regente: 

Acadêmico Estagiário: 

Tema: ATIVIDADES CORPORAIS E COORDENAÇÃO.

Objetivo Geral:

Oportunizar as crianças na colaboração de movimentos corporais e coordenação motora fina.

Objetivos específicos:

Executar movimentos de coordenação motora fina.

Praticar movimentos de lateralidade para que as crianças conheçam as partes corporais.

Ouvir as cantigas de rodas e executar movimentos corporais.

Aquecimento: CANTAR MÚSICAS INFANTIS. 

A DONA ARANHA: A dona aranha subiu pela parede, veio à chuva forte e a derrubou. Já passou a chuva, o sol já vem surgindo e a dona aranha continua a subir. Ela é teimosa e desobediente sobe, sobe, sobe e nunca esta contente. A dona aranha subiu pela parede, veio à chuva forte e a derrubou. Já passou a chuva, o sol já vem surgindo e a dona aranha continua a subir. Ela é teimosa e desobediente sobe, sobe, sobe e nunca esta contente. A dona aranha desceu pela parede veio à chuva forte e a derrubou. Já passou a chuva, o sol já vem surgindo e a dona aranha continua a descer ela é teimosa e desobediente desce, desce, desce e nunca esta contente. A dona aranha desceu pela parede veio à chuva forte e a derrubou. Já passou a chuva o sol já vem surgindo e a dona aranha continua a descer ela é teimosa e desobediente desce, desce, desce e nunca esta contente.

BORBOLETINHA: Borboletinha, ta na cozinha, fazendo chocolate, para a madrinha poti-poti, perna de pau, olho de vidro e Nariz de pica pau... pau!!! Pau!!!.

CAI CAI BALÃO: Cai, cai balão, cai, cai balão, aqui na minha mão. Não cai não, não cai não, não cai não, cai na rua do salão.

CIRANDINHA: Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar. O anel que tu me deste era vidro e se quebrou, o amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou. Por isso (fulano (a)) entra dentro dessa roda diga seu nome bem alto diga ADEUS e vá embora.

FUI AO MERCADO: Fui ao mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu , eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar batata roxa, e a formiguinha subiu na minha coxa, eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar limão veio à formiguinha e subiu na minha mão, eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir. Fui ao mercado comprar um giz, veio à formiguinha e subiu no meu nariz, eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ: O sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele mora la na lagoa não lava o pé porque não quer, mas que chulé!!!.

Materiais: Apenas a voz do acadêmico e das crianças.

Atividade 01: CORRIDA DOS CALÇADOS.

Desenvolvimento: O acadêmico pede para as crianças colocarem seus calçados próximos a parede da classe, todos misturados, os alunos ficam alinhados junto ao acadêmico, ao comando podem pegar, todos devem correr e pegar seus calçados e colocar nos pés e voltar de onde saíram. Fazer elogios para os que conseguirem chegar primeiro, mas não incentivar competição.

Materiais: Calçados das crianças.

Atividade 02: NOÇÕES DE LATERALIDADE.

Desenvolvimento: Colocar os colchonetes espalhados pelo chão da sala, pedir aos alunos que executem rolamentos para direita-esquerda, engatinhar e cambalhota.

Materiais: Colchonetes.

Atividade 03: BRINCADEIRA DO COPO.

Desenvolvimento: Distribuir um copo para cada aluno, pedir para todas as crianças colocarem seus copos de boca para baixo e bater os copos no cão, depois deixar os copos e erguer as mãos para cima e dar tchau, pegar novamente os copos a bater ao chão e deixá-los de boca para cima e erguer as mãos para cima para simular a chuva para fazer de conta que vai encher os copos de água da chuva imaginária, depois descer as mão lentamente e pegar os copos e simular que estão bebendo a água da chuva, pedir que levante as mãos e joguem beijos para o papai do céu por nos dar a chuva, e descer as mãos devagar e bater os copos no chão com os cantos dos copos.

Materiais: copos de plástico.

Atividade 04: APERFEIÇOANDO A COORDENAÇÃO GLOBAL.

Desenvolvimento: Distribuir bambolês para as crianças, pedir a elas que rolem os bambolês como se estivessem rolando pneus e fazendo som de carro como se estivesse dirigindo, o acadêmico segura um bambolê e pede aos alunos que entre dentro do bambolê e sai por baixo, escolher um colega para ficar de pé a certa distância dos demais, pedir para os alunos colocarem seus bambolês no colega citado e montar um pequeno circuito, no qual os alunos devem passar caminhando por dentro dos bambolês e depois engatinhando, colocar os bambolês espalhados e pedir para as crianças saltar para fora e para dentro dos bambolês e uma mini ginástica com os bambolês..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com