TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralismo Juridico

Ensaios: Pluralismo Juridico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

O Pluralismo Jurídico nada mais é do que um fato que possibilita o surgimento de ‘direitos’ que não pertençam ao estado, ou seja, a possibilidade do Estado não ser o único a impor autoridade. Esse fato reconhece a legitimidade, das relações jurídicas criadas por grupos “marginais”, que buscam em sua luta social os direitos e a democracia, como exemplo, lutas de grupos pró-moradia, pró-cidadania, entre outros.

Pluralismo jurídico sempre esteve presente nas sociedades. O dinamismo social sempre produziu normas ou procedimentos para regulamentar a sociedade, independentemente de elaboração de leis ou normas estatais. Porem, com a modernização e modo de produção capitalista condensada no Estado centralizado e burocrático, ocorresse à exclusiva validação do monismo jurídico.

Na tentar tornar mínimos os problemas estatais, os governantes vêm propondo reformas internas, como por exemplo a do judiciário, da previdência, dentre outras, que na verdade passam a diminuir a segurança jurídica do país e acabam abalando a estrutura do Estado democrático de direito, visto que tais medidas não irão salvaguardar os interesses da maioria dos cidadãos. Assim a legitimidade dos governantes se torna individualizada já que estes não agem no interesse coletivo.

Por sua vez o Estado não se torna inerte a sua realidade, o fato é que muitas vezes, se sabe das dificuldades e procura dar solução às mesmas, mas por inúmeros motivos políticos e econômicos, na maioria das vezes, acaba por tomar medidas temporárias que não alcançaram a todos, que apenas adiam os problemas ao invés de solucioná-los.

O Estado ordena que todas as questões jurídicas passem por sua peneira, não dando espaço para que soluções privatizadas ou alternativas possam ser aplicadas, pelo menos de forma oficial, pois a realidade demonstra ser pluralista. O ser humano não é estático as suas dificuldades e na medida do possível, se organiza e tenta encontrar soluções e diante da ineficácia estatal, o pluralismo jurídico é manifestação cada vez mais presente.

A solução legitima para alguns conflitos sociais vem ocorrendo de modo alternativo, independentemente e fora do controle do Estado, de modo a refletir o pluralismo jurídico, que se caracteriza pela existência de direito distante do Estado. O Pluralismo Jurídico é um fato causado por um movimento social dos ignorados pelo Estado, principalmente pela ausência do Estado de Bem Estar Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com