TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pma I Relatório Final

Artigos Científicos: Pma I Relatório Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  2.178 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

Logistica Posto De Combustivel Pma

Enviado por camilacmmesquita, junho 2013 | 9 Páginas (2112 Palavras) | 373 Consultas

LOGISTICA PMA

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

3º Semestre

Camila Mesquita– 6487386411

Edilane Martins Alves – 4931920984

Christian Barbosa – 4934923595

Natanael Dias – 6580296075

Letícia Caroline– 1299928741

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS EM UM POSTO DE COMBUSTIVEL

Prof. EAD Jefferson dias

Sumaré / SP

2013

SUMÁRIO

1- MAPEAMENTO DA PESQUISA

* ESTRUTURA

* LOGISTICA DE ABASTECIMENTO

2- CONTEXTUALIZAÇÃO

* PROBLEMATICA

3- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

4- ANÁLISE E INTERPRETAÇÕES

* MÉTODOS APLICADOS

* MELHORIAS NA LOGISCA

REFERÊNCIAS

Mapeamento de Pesquisa

Posto: RB (Bandeira branca)

CNPJ: 01.023.876/0001-32

Endereço: Avenida da Saudade, 23- Sumaré/SP

Telefone: (19) 0000-0000

Posto RB localizado na cidade de Sumaré desde 2010, tem acesso para as Avenidas da Saudade e Rebouças onde se tem um fluxo grande de carros e caminhões, em sua região tem muitas empresas e casas.

Enfrente ao posto esta localizada uma empresa que inclui uma frota de 38 caminhões, seus clientes mais potentes é caminhão por motivo da empresa de frota que contém contrato com o posto e carros visto que apesar de permanecerem centralizadas a ambas as avenidas em circuito a muitas residências, o andamento do posto é medial não tem movimentação grande de automóveis e pessoas, por se tratar de um posto novo e que embora não possui em alto grau de clientes fieis e não há muita estrutura, apesar de ser aconchegante e bonita sua estrutura é pequena.

Para o bom andamento do estabelecimento se usa a logística da seguinte forma: cotação de preços de todos os produtos desde combustível, buscando sempre a qualidade nos produtos para assim chegar até as bombas com preço acessível aos clientes, desta forma possibilitando o melhor vinculo entre fornecedores e cliente final.

As bombas são abastecidas com o total de vinte e cinco mil litros de combustível, sendo; quinze mil litros para óleo diesel, cinco mil litros de gasolina e cinco mil litros de etanol. O abastecimento ocorre todos os domingos de manha onde o fluxo de clientes é baixo, ocorre às vezes de o combustível acabar antes mesmo do abastecimento das bombas.

A estrutura do posto é composta por 02 caixas, 01 gerente e 04 frentistas, os quais trabalham em 02 turnos de 08 horas ininterruptas do período das 07h00min até 00h00min diariamente. Para a operação da ducha e da lavação fica 01 funcionário responsável que atua entre às 10h00min e 16h00min horas, este funcionário trabalha como frentista de acordo com a necessidade, a parte administrativa é realizada pele gerente, e os registros contábeis ficam a cargo de uma empresa especializada na área.

Seu maior concorrente é o Posto Autos que existe há 10 anos e já tem clientes fieis e fica a uns 500 metros de distância.

Logística do abastecimento

* Abastecimento

O caminhão-tanque que traz o combustível da distribuidora ao posto tem até três compartimentos - um para gasolina, um segundo para álcool e um terceiro para diesel, a capacidade máxima é de 50 mil litros e a descarga, que rola em média a cada dois dias, dura 15 minutos.

* Aterramento

A descarga de combustível exige cuidados como o aterramento, que serve para descarregar a eletricidade acumulada na carroceria por causa do atrito do ar com a superfície metálica do caminhão, que pode dar choque, para fazer a operação, um cabo de cobre (o famoso fio terra) é ligado a uma haste também de cobre no solo do posto.

* Linhas de abastecimento

São canos que interligam as bombas de combustível e os tanques, desde o recebimento de produto do caminhão-tanque até o abastecimento dos carros, são feitos de materiais flexíveis, resistentes à corrosão e inertes - ou seja, não reagem com os combustíveis.

* Tanque

O tanque subterrâneo é um reservatório de aço carbono com capacidade para até 25 mil litros, os tanques tem três compartimentos internos para armazenar gasolina, álcool e diesel) e subcompartimentos para as variedades comuns aditivadas e Premium.

* Sensores

O posto possui um equipamento de monitoramento eletrônico que mostram o volume e a altura do combustível no tanque, a temperatura, o quanto foi vendido, permitindo o controle de estoque etc. São os sensores instalados dentro do tanque que transmitem todas essas informações a um computador.

* Tanque vazio

O bico da bomba "descobre" que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Ligado a um sistema de sucção, esse tubo "suga" ar do tanque de gasolina. A chave de seu funcionamento é um diafragma flexível que tem um buraquinho para o ar exterior

* Filtro de diesel

Entre todos os combustíveis utilizados pelos veículos, o óleo diesel é o que tem o menor grau de pureza. Por isso, antes de ir para o motor dos caminhões, ele passa por filtros de papel prensado, que retêm do lado de fora as impurezas (partículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com