TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pojeto De LIBRAS

Casos: Pojeto De LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA DE REFERENCIA DO ENSINO MÉDIO

JOÃO CAVALCANTI PETRIBÚ

PROJETO DE EXTENSÃO

CURSO DE LIBRAS BÁSICO

CARPINA/PE

2014

1. JUSTIFICATIVA

LIBRAS é a Língua Brasileira de Sinais utilizada pela comunidade surda brasileira. A partir do contato com a língua em LIBRAS, é importante ressaltar sobre a riqueza de conhecimento contida na aprendizagem da língua de sinais. Portanto, hoje em nossa sociedade contemporânea é válido mencionar que ainda há barreiras de comunicação entre o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, pela dificuldade que os mesmos encontram na comunicação e/ou linguística, desta forma, a LIBRAS é o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção do indivíduo no meio social. Ao observar nos meios sociais a necessidade de envolvimento e compartilhamento nas atividades ações e atitudes e ainda, nos meios escolares a falta de comunicação entre surdos e ouvintes, primou-se que o motivo principal percebido era a falta de conhecimento e o contato com utilização da Língua de Sinais.

Com isso, para diminuir as barreiras de comunicação encontradas entre os indivíduos surdos com ouvintes, o Projeto de Extensão CURSO DE LIBRAS BÁSICO foi desenvolvido pelo Professor Moacyr Vasconcelos de Andrade Neto visando realizar extensão de cursos para capacitar profissionais da Educação, alunos, comunidade escolar em geral, para que haja a difusão da Língua de Sinais na sociedade e uma comunicação interacionista entre indivíduos surdos e ouvintes.

O funcionamento do curso de extensão será realizado na EREM JOÃO CAVALCANTI PETRIBÚ em Carpina-PE, com encontros semanais (segunda e quarta) no turno noturno durante o corrente ano, com início das aulas em março até o mês de dezembro do corrente ano. Especificamente, a administração dos cursos se dar-se-á Módulo Básico 1 ( Março a Agosto); Módulo Básico 2 ( Setembro a Dezembro, no qual cada curso constará com carga horária de 60 horas, com o objetivo fundamental de tornar a comunicação da Língua de Sinais acessível para os indivíduos surdos e ouvintes, favorecendo a comunicação íntegra dos mesmos em nossa sociedade e elucidar o conhecimento para que os mesmos possam desenvolver algo em comum: o desejo de aprender a Língua Sinais usada pelas pessoas com surdez.

2. OBJETIVO GERAL

• Integrar indivíduos ouvintes e surdos no convívio social para que os mesmos possam se comunicar e interagir sem barreiras.

• Identificar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais e suas características, valorizando os seus aspectos linguísticos, respeitando direitos, deveres e oportunidades inerentes a uma sociedade pluralista.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Difundir a Língua de Sinais na escola para melhor socialização e comunicação entre os indivíduos surdos e ouvintes;

• Apresentar e praticar o mecanismo da datilologia com base inicial do estudo e os meios básicos de comunicação no contexto escolar utilizado no dia a dia dos educandos;

• Desenvolver possibilidades interação, socialização e construção do conhecimento, de forma favorecer a aprendizagem entre os cidadãos surdos e ouvintes.

3. PÚBLICO ALVO

• Profissionais da Educação, alunos e a comunidade escolar em geral do município de Carpina – Pernambuco e municípios circunvizinhos.

4. METODOLOGIA

• Apresentação básica sobre conceitos da Língua Brasileira de Sinais através de diálogos;

• Exibição de vídeo sobre deficiência auditiva seguido de explicação;

• Exibição de Filmes sobre surdez para discussão e diálogo com os educandos;

• Apresentação alfabeto em LIBRAS;

• Mostrar os meios de saudações e sinais diversos sobre o cotidiano social;

• Oficina pedagógica de Língua de Sinais com a intensão de promover vivências, reflexões e gerar conhecimentos entre os educandos surdos e ouvintes;

• Diálogos entre os educandos, para desenvolver habilidades práticas na comunicação e utilização da Língua de Sinais.

• Trabalhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com