TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Monografias: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA - BRIGADEIRO–SP

Atividades Prática Supervisionadas

Disciplina: FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

Tutor a Distância: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Título da atividade: Produção de um artigo científico, pontuando, de maneira teórica e crítica, a criação do Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais.

4° semestre

São Paulo 2013

RESUMO

Procurando entender o fato de muitos não ser atendidos em seus direitos, direitos esses que ouvimos tanto falar, fomos à busca através de pesquisa tecnológica, em nosso material pedagógico e nos escrito da nossa Constituição Federal embasamento para compreender este fato. Também foi utilizado para a execução deste trabalho, lições do mestre Gandhi, qual se percebe no filme, o poder de um ideal, e como a discriminação afeta o ser humano, despertando sua consciência social. Sem arma alguma, apenas seus dotes humanos pode revolucionar um sistema injusto. Quem dera tivéssemos um espírito bom desse no nosso governo, que utilizasse seu poder para sancionar leis as quais fossem respeitadas e considerasse como o mestre que a pobreza é maior tipo de violência. O vivenciado no filme fez entender um pouco mais sobre política e a diferença de política e o ser político. Pretendemos abordar em especial o artigo 6°, que para nós, futuros profissionais do Serviço Social é de fundamental importância sua interpretação assim como buscar os meios para que o indivíduo com menos recurso, tanto cultural no sentido de educação, quanto aquele que por ventura venha viver uma situação de desajuste, seja por falta de emprego, problemas de saúde temporária ou definitiva, entre outras situações alertando-o e induzindo-o a procura de tais direitos definidos constitucionalmente. Cabe ao Assistente Social ouvir e entender a pessoa em situação de vulnerabilidade.

Palavra-chave: Serviço social; política; política social.

ABSTRACT

Trying to understand the fact that many not be treated in their rights, those rights that we hear so much about, went to search through technological research in our educational material and writing of our Constitution foundation to understand this fact. It was also used for the execution of this work, lessons master Gandhi, which is perceived in the film, the power of an ideal, and how discrimination affects the human being, awakening their social conscience. Without any weapon, only his human qualities can revolutionize an unjust system. I wish we had one this good spirit in our government that used its power to enact laws, which were respected and considered as the master that poverty, is greater violence. The movie had experienced in understanding a little more about politics and policy differences and political being. We intend to address in particular Article 6 which for us, future social service works is fundamental interpretation as well as seeking the means for the individual with less resource, the culture towards education, as that which perchance will living in a situation of imbalance, either for lack of employment, health problems, temporarily or permanently, among other situations alerting him and inducing him to demand those rights constitutionally defined. It is for the social worker to hear and understand the person in a vulnerable situation.

Keyword: Social work, politics, social policy.

No contexto do Serviço Social.

Para um profissional que atua nesta área, o que é Política?

Dentro das várias interpretações sobre política e sobre sua influência na atuação do profissional que trabalha na área do Serviço Social, identificamos a princípio a política como um poder dado ao Estado para governar um povo.

O Estado é constituído de pessoas, cada uma com sua particularidade ou cada grupo com suas necessidades, interesses e objetivos. Lidar com essas diferenças, através da organização de ações para o bem comum coletiva é uma tarefa difícil que acaba sempre relacionando esta política com o poder, pois através da política exercida pelo Estado cria-se a ideia de bem estar social e ordem pública.

Dentro desse contexto, o profissional da área do Serviço Social vê a política, como um exercício da ética, visando garantir o bem estar da sociedade, para que isso ocorra, e para atender essa demanda, contará com ações sociais, sejam elas dentro do direito social ou através de políticas públicas.

A da política apesar de chamada "democracia" elege pessoas através do voto direto do povo, mas que na sua maioria não defende apenas interesses coletivos, pois grupo ou classe que detém o poder político também detém o poder econômico e é esta classe que determina a vida social.

A política para o profissional da área do Serviço Social é uma ferramenta de base para desenvolver o trabalho de inclusão social. É mostrar ao cidadão que ter uma vida digna, com acessos e oportunidades, não é uma utopia, e trabalhando em parceria com profissionais de outras áreas que estejam engajados no mesmo propósito, torna-se um trabalho de frente social.

Podemos desenvolver um trabalho de conscientização e orientação chamando assim à atenção da população, despertando principalmente naqueles que estão à margem da sociedade, um senso crítico, apontando qual a importância de ações sociais e políticas aos menos favorecidos e enfatizar que a garantia de seus direitos são assegurados por lei.

Mesmo que alguns aspectos da vida social sejam decididos coletivamente, estas são decisões que geralmente não resultam em mudanças significativas no modo de produção que se fundamenta ainda hoje, na desigualdade e exploração da força de trabalho, resultando apenas na manutenção da chamada sociedade capitalista democrática, ou na manutenção da desigualdade social e econômica.

Por isso a importância da consciência política, não só em tê-la, mas em procurar conscientizar outros, ou seja, disseminar a vontade de fazer política, de entender como os diferentes grupos exercem seu poder político. A maior parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com