TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas e Gestão em Segurança Pública Resenha Fraude na WorldCom

Por:   •  23/10/2020  •  Resenha  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno (a)

Elisabete da silva

Trabalho da disciplina: Administração Pública e Gestão Orçamentária

          Tutor: Prof. André Luís da Silva Nascimento

Itaguaí

Ano 2020

FRAUDE CONTÁBIL NA WORLDCOM

Referência:

O que saiu de errado na WorldCom? WWW.knowledgeatwharton.com.br/article

WorldCom admite nova Fraude Contábil em balanços www.bbc.com

Fraude Contábil na WorldCom ciceroamaral.blogspot.com

A LDDs iniciou suas atividades em 1990 com $650.000 em capital, mas por não haver um domínio administrativo capaz de lidar tecnicamente com a contabilidade de grandes empresas com seus sistemas atualizados e bem complexos, não demorou para que logo se formasse um montante que alcançaram o valor aproximado de $1,5 milhões em dívidas. Neste momento, a empresa recorre à um de seus investidores, que apesar de não somar em sua experiência profissional, o ofício de administrador, possuía a confiança dos demais para conduzir bem o ofício, e assumir a responsabilidade de gerir os interesses da empresa. Bernard J. Ebber, passou a liderar a LDDs, focando a empresa no crescimento interno, adquirindo empresas de telecomunicação em menor porte, se tornando a quarta maior operadora de longa distância. Em 1993, a LDDs passou a se Chamar WorldCom.

A visão de Ebber era transformar a WorldCom na maior empresa de telecomunicação de longa distância americana, não se importando com os meios que tivesse que ser utilizado para alcançar tais objetivos. Entre as aquisições feitas por Ebber estão a MFS, a MCI, tornando a empresa mais abrangente e com capacidade para liderar no mercado internacional.

A WorldCom era uma empresa que adotava uma conduta repressiva diante de seus funcionários, que obedeciam ordens sem o direito de ponderação, sob graves ameaças, incluindo a demissão. Seu quadro de funcionários crescia deliberadamente, e o distanciamento funcional era um fato marcante, e por conta disso, não era possível o acompanhamento da contabilidade e das informações do sistema administrativo da empresa, pois os setores administrativos eram lotados em

distanciamento, e a maioria dos funcionários nem se conheciam pessoalmente.

Apesar das anomalias em sua administração, a WorldCom se expandiu rapidamente, e começou a investir na ampliação de suas instalações, visando os contratos que estariam por vir, assumindo dívidas que seriam pagas posteriormente, mesmo na incerteza dos lucros e diante da possibilidade de ter que arcar com despesas que trariam prejuízo para o capital da empresa. Justamente nesse momento em que a empresa atingia seu auge no ramo da telecomunicação, passou a ter que conviver coma alta competividade e teve que articular baixa de preços para manter suas linhas ativas. Neste cenário que surge a figura de Sullivan, que era um dos diretores da empresa, e iniciou um ciclo de manobras administrativas realizando provisionamentos de capital na empresa repetidamente, e de certa forma mantinha o controle dessas manobras e manipulava resultados de forma ilusionaria e fraudulenta. Não foram poucas as vezes em que Sullivan, solicitou aos contadores da empresa que realizassem provisionamentos de altos valores, mesmo sabendo dos riscos em que colocaria o financeiro da empresa. Os sócios da empresa fizeram várias tentativas de uma auditoria para consultar o estado em que estava a administração e principalmente o financeiro da World Com, mas o fracasso era uma constante em suas investidas. Não demorou muito para que o Conselho descobrisse que Ebber possuía uma vasta rede de negócios particulares, e que os mantinha colocando como garantia suas ações na WorldCom colocando seus interesses pessoais acima dos interesses da empresa. Após decisão do conselho, Ebber e Sullivan foram afastados da empresa, sobre acusação de fornecimento de informações falsificadas, manipulação de capital e falsificação de resultados. Juntamente com eles, foram indiciados por fraude financeira na WorldCom, todos os contadores e funcionários que participaram diretamente do funcionamento financeiro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com