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Pontos Principais da Introdução “Os Pressupostos Básicos da Antropologia de Boas”

Por:   •  27/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

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Francisco Simão de Souza

STOCKING Jr, George W.  “Os pressupostos básicos da antropologia de Boas” In: Franz Boas. A formação da antropologia americana, 1883-1911. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora UFRJ, 2004, pp. 15-33.

STOCKING Jr, George W é um antropólogo formado em harvard e é um emérito da Universidade de Chicago 

Esse trabalho irá apontar os pontos principais da introdução “os pressupostos básicos da antropologia de Boas” do livro "A Formação da antropologia americana” por meio de bullet points a qual irão apresentar o contexto e pontos principais dessa obra.O objetivo dessa estrutura de texto é para forçar o leitor a ligar os pontos com seu próprio conhecimento do tema e o'que foi lido no texto deixando uma leitura mais aberta para conexões de diversos temas e tópicos.

Introdução

• STOCKING Jr(2014, p. 15) começa afirmando que Boas foi a pessoa mais importante para a formação da antropologia americana na primeira parte do século XX. A Qual pelo estudo de suas obras pode se observar a influência de Boas nos estudos da atualidade.

•STOCKING Jr (2004 , p. 15) fala que suas ideias sobre a antropologia pos-boasiana sera relativamente hipotéticas.

• Apresenta- se o debate entre boas e Otis Mason e John Wesley Powell, evolucionistas,sobre os conceitos de  causalidade e explicação.

-Causa e efeito

• Sendo uma das ideias divergentes entre as relações de causa e efeito defendia Mason a ideia de causas semelhantes causam efeitos semelhantes enquanto Boas discorda e argumenta que efeitos semelhantes não necessariamente tiveram causas semelhantes .

•STOCKING Jr (2004, p. 16) sugere que a ideia básica de antropologia pode ser aprofundada por meio desse debate

•Classificação

•Outro ponto do debate era em relação a classificação a qual Mason defendia a classificação “arbitrária” e a ideia de definir "famílias,gêneros e espécies” enquanto Boas era totalmente contra pois julgava que  tinha se um “prejulgamento da semelhança dos efeitos”(STOCKING Jr, 2004, p. 17) e defendia que o objeto do estudo deveria ser o indivíduo o'que pode ser visto em sua antropologia física.

•Boas crítica em meu olhar a ideia de uma classificação tradicional e que são feitas de similaridades aparentes,como já sabemos esse olhar dos “olhos”   muitas vezes pode nos enganar

•Outro ponto importante referenciado pelo autor(STOCKINGS Jr, 2004, p. 18) é que os processos históricos de uma cultura,sociedade, não se “movem” de uma forma constante e são afetados por diferentes processos assim uma classificação teria diversas formas de classificação

•Logo teremos diferentes resultados dependendo do fator usado

•Resume o autor “Para Boas, a semelhança e a classificação dos efeitos não eram o ponto de partida da investigação, mas uma meta a ser arduamente alcançada" (STOCKING Jr, 2004, p. 18)

•A relação entre elemento e conjuntos nos é descrita a posição de Boas que a individualidade era um ponto chave na etnologia principalmente referente ao elemento do “meio ambiente”

• STOCKING Jr ( 2004, p. 20) afirma que Boas e sua ideia de conjuntos culturais teve grande significação  para a antropologia americana

•é mostrado como Boas critica a ideia evolucionista e suas limitações do método comparativo

•Mostra se como o crescimento de uma sociedade é um processo gradativo e não de um crescimento orgânico, muitas vezes adaptando um “material estrangeiro” segundo o gênio do povo e o interesse de Boas nesse gênio

•STOCKING Jr (2004, p. 21) afirma que Boas  defendia que o folclore e a mitologia eram advindos de acontecimentos diários da vida humana e apresenta o termo explicação secundária .

•De acordo com boas essa integração poderia ser mais profunda sendo um exemplo a linguagem a qual todas as línguas classificavam ações por meio do tempo e espaço mas diferentes línguas não se encaixa em um mesmo modo de  classificação

•Boas afirmava que a analogia entre a etnologia e a linguagem era um dos melhores meios do estudo sobre a formação de ideias éticas.

•STOCKING Jr (2004, p. 23) discorre que os significados eram produtos internos e inconscientes ao ser humano no processo de imitação e socialização além de uma integração histórica

•De acordo com Boas as adições acidentais, a manipulação de elementos e a sistematização  da explicação secundaria  acabou criando uma integração dinâmica;

•Segundo STOCKING Jr (2004, p. 24) para Boas a integração do conjunto  podia ser descrita por significado,rema,foco e padrão o'que refletiu na concepção do "gênio"

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