TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  18/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR BRASILEIRA E SEUS PRESSUPOSTOS DE APRENDIZAGEM

As tendências pedagógicas são de extrema importância para a Educação, contribuindo assim para o desenvolvimento de um trabalho docente mais consciente. O conhecimento dessas tendências e perspectivas de ensino por parte dos educadores é crucial para a realização de uma pratica que tenha algum sentido para o aluno, ajudando a interpretar o processo de entendimento do mesmo.

Assim, as tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. Fazendo com que a Tendência Liberal defenda a ideia de que a escola tem a função de instrumentar os indivíduos para contribuir com papéis sociais, baseadas nas necessidades individuais, criando uma cultura individual. Dessa forma as desigualdades entre as classes sociais não são consideradas, já que, a escola não leva tal desigualdade em consideração.

 A Tendência Liberal Tradicional tem como foco a Preparação racional e moral dos alunos para atribuir seu papel na sociedade. Tendo os conteúdos escolares como conhecimentos e valores sociais ligados aos tempos e repassados aos alunos como exatidão. Possui a metodologia baseada na memorização, contribuindo para uma aprendizagem passiva e reiterativa.

 A Tendência Liberal Renovada Progressivista tem como o papel da escola apropriar as necessidades individuais dos alunos ao meio social. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses de acordo as experiências vividas pelos alunos. O professor passa a ser um auxiliador no desenvolvimento livre do individuo. É baseada na motivação e na estimulação.

A Tendência Liberal Renovada Não Diretiva  possui uma preocupação maior com o desenvolvimento da personalidade do aluno, com o autoconhecimento e formação de atitude. Os conteúdos escolares passam a ser baseados na busca  dos conhecimentos pelos próprios alunos e com métodos baseado na desenvoltura da aprendizagem.  O professor deve garantir um clima de relacionamento pessoal e exato, trata-se de um ensino centrado no aluno.

Tendência Liberal Tecnicista é formada do comportamento do individuo através de técnicas específicas. Tratam de informações ordenadas numa segmento coerente com métodos e técnicas para alienação e entrada de informações. O professor transmite informações e o aluno tende a fixá-las e o aluno passa a ter a aprendizagem baseada no desempenho.

Já as tendências pedagógicas progressistas consideram de forma critica as realidades sociais, onde a educação possibilita a realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói as finalidades sociopolíticas da educação.  E é divida em três tendências:

A Tendência Progressivista Libertadora não possui atuação em escolas, porém tende a levar educadores e alunos a atingir um nível da realidade em que vivem na busca da mudança social. Usam temas geradores retirados da dificuldade do cotidiano dos alunos, realizando grupo de discussão e tendo uma relação de igual para igual. Visam a valorização da experiência vivida como base da relação educativa.

A Tendência Progressivista Libertária possui a Transformação da personalidade num sentido libertário. As matérias são colocadas, mas não exigidas, o professor é orientador e os alunos livres. Como a Tendência Progressivista Libertadora também prima pela valorização da vivência cotidiana.

A Tendência Progressivista Crítico-social dos conteúdos tem como foco principal a difusão dos conteúdos, estuda os conteúdos culturais universais que são agregados pela humanidade diante da realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno ligada ao saber sistematizado. O aluno participa com suas experiências e o professor com a visão da exatidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com