TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que o mercantilismo contribuiu com a expansão marítima?

Por:   •  10/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

 

Questionário – avaliação parcial 

 

1. Por que o mercantilismo contribuiu com a expansão marítima? 

R. Porque através dele ocorreu grande desenvolvimento marítimo, consequentemente a expansão territorial. Com a nova monarquia absolutista, foram leis que favoreciam as metrópoles, uma vez que neste período o protecionismo comandava todo o comercio. A colônia devia comprar da metrópole. Por exemplo: Portugal e Brasil. 

2. Como é denominado o período em que se estabeleceram as bases conceituais do comercio internacional? 

R. Período moderno 

3. De acordo com o texto, explique a seguinte frase “quanto maior fossem suas reservas de ouro e prata, mais rica esse nação era considerada, por tanto gozava de maiores prestígios perante as demais nações”. 

R. O mercantilismo valorizava o poder de uma nação pela quantidade de tesouros que o mesmo tinha em sua posse. Por isso tinha mais poder e privilégio sobre as outras. 

4. Resuma com suas sua palavras as principais características do sistema mercantilista. 

R. Metalismomedida utilizada para saber o quanto uma nação possuía de dinheiro;  

Protecionismo alfandegário: os reis precisavam proteger suas riquezas e valorizar o comércio interno de suas nações, então aplicavam taxas e impostos para o comércio externo, incentivando assim a exportação;  

Industrialização: o governo estimulava o desenvolvimento industrial pois os produtos industrializados eram mais caros do que as matérias primas ou meio de produção, sua exportação era certeza de lucro;  

Pacto colonial: as colônias só podiam fazer negócios com suas metrópoles;  

Balança comercial favorável: exportar mais que importar. 

5. O que é estoque? 

R. O estoque é o local onde reservamos para guardar mercadorias, podem ser administrativo, limpeza, insumos, material semi acabado e material acabado. OBS: devem ser guardados em departamentos separados para maior segurança. 

6. Quando o estoque de uma empresa é superior ao necessário, compromete seu capital de giro, quando é inferior, compromete o suprimento das necessidades da empresa 

Essa informação é: ( ) falsa (x) verdadeira 

Explique com suas palavras: 

R. Se uma empresa investe muito em estoques ela aumenta o período de estocagem, e aumentando o prazo concedido pelos fornecedores se torna insuficiente para financiar o investimento, ou ainda, há necessidade de capital de giro. 

7. Defina logística reversa, dê exemplos  

R. A logística reversa é a ferramenta que ajuda os consumidores, lojistas e as empresas a conseguirem reintroduzir os produtos industrializados na cadeia produtiva depois que descartamos. Um exemplo seria a reciclagem de garrafas PET. 

8. Defina recuperação da cadeia reversa 

R. É definida como o gerenciamento de todos os produtos, componentes e materiais usados e descartados. O objetivo da PRM é a recuperação, tanto quanto possível, de valor econômico e ecológico, dos produtos, componentes e materiais 

9. Quais as vantagens da logística reversa para a sociedade e o meio ambiente? 

R. Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem; permite economia nos processos produtivos das empresas; cria um sistema de responsabilidade compartilhada; as indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas 

10. Descreva logística reversa e sustentabilidade 

R. A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas  

11. Qual o modo pelo qual pode se aplicar o sistema (logística reversa)? 

R. Implantar procedimentos de compra de produtos ou embalagens usadas. Disponibilizar postos de entrega de resíduos reutilizáveis e recicláveis. Atua em parceria com corporativas ou outras formas de associação de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. 

12. Qual a origem da palavra logística: 

R. A palavra logística vem do grego “Logistikos” do a “Logisticus” (latim) é derivado, ambos significando calculo e raciocínio no sentido matemático. 

13. Conceito de logística: 

R. Segundo o conceito da gestão logística, logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias serviços e informações relativas desde o ponto de origem até o consumidor final, com o propósito de atender as e exigências dos clientes. 

14. Houve algumas mudanças nas reservas das nações em relação ao século XVII. Quais as nações dominantes hoje? 

R. Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido e China. 

15. Quais são os equipamentos para a movimentação de materiais? 

R. São eles paletes, gaiolas, containers, caçambas e estrado 

16. Defina modais. Mencione os seus sistemas de modais quanto a circulação. 

R. São modos dos quais há o transporte de materiais. Quanto a circulação, existem seis sistemas ou modais de movimentação externa, sendo eles: sistema rodoviário, sistema ferroviário, sistema aquaviário, sistema aeroviário, sistema dutoviário e sistema da informação. 

17. Resuma ISO 9000 e ISO 1400. 

R. ISO 9000 – Conjunto de normas que estabelecem um modelo de gestão para a garantia de qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados.                                                                                       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (150 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com