TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio De Didatica

Trabalho Escolar: Portfolio De Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  1.555 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução

A didática no seu crescimento histórico teve várias formas de ser avaliada tanto como uma simples palavra ou como uma forma de vivenciamento. As preocupações principais da Didática centralizam-se em problemas referentes aos fins da educação e aos conteúdos culturais a serem dominados pelos homens. Esta me chamou bastante atenção, pois apesar de ser de uma fase inicial para a descrição da didática ela é muito recente, pois até hoje não sabemos o que é ser didático realmente, e porque muitos de nós dizemos que certa pessoa não é didática. Talvez por não tivermos a preocupação de se referir ao que realmente está em nossa formação como cidadão e de interagir com os demais para o crescimento do ser humano.

Esse trabalho nos ajuda a repensar antigos e novos conceitos a cerca da Didática e a questionar o papel do pedagogo como um instrutor na adaptação das reais necessidades de reformular as práticas pedagógicas e refletir as novas possibilidades de educar para vida toda. Trata-se de saber se o professor vem atingindo seu objetivo de provocar a diferença no saber do aluno e se esse conhecimento é utilizado na vida prática de cada um.

2. Objeto de Estudo

2.1. Uma breve apresentação sobre o conceito Didática.

Durante muito tempo, o termo Didática foi entendido como “arte de ensinar”. Depois sendo um conjunto de técnicas e métodos de ensino sendo a parte da pedagogia que respondia somente por “como” ensinar. Na atualidade, o professor ocupa um lugar de destaque e a concepção de seu termo vai muito além.

Estudando seus conceitos, percebi que ela não se limita a uma conceituação simplista como uma arte de ensinar, explicar e instruir o aluno com técnicas de explicação. Na minha concepção, é uma disciplina pedagógica que leva o educador a reflexão e a analise do processo de ensino e a aprendizagem e da docência como um todo, concretizando estes métodos em situações específicas escolhendo os melhores caminhos em cada caso para alcançar uma determinada meta. Ajudando-nos na direção e orientação das tarefas do ensino e da aprendizagem, fornecendo segurança profissional.

Uma ferramenta essencial em sala de aula, devido à evolução no que diz respeito à percepção de conhecimentos, assim certifica-se de que ela não pode faltar em hipótese alguma na prática educacional, bem como na utilização dos meios pedagógicos, em pesquisas e por fim na avaliação.

2. 2. A História da Didática no Brasil

É importante destacar que desde os primórdios dos tempos até os dias atuais, a didática tem avançado no sentido de se pôr em sintonia com o contexto sócio-politico-econômico e educacional do país. O percurso feito, do século XVII até nossos dias, indicou algum marcos no desenvolvimento histórico da Didática. Percebemos que seu primeiro objeto, o Método, correspondendo ao modo de agir sobre o educando, recuou ao fundo do palco quando sua outra face, o próprio educando ou aprendiz, reclamou seus direitos. Um reviver metodológico, no século XIX, pôs em relevo as características de ordem e seqüência, no processo didático, antes que a Escola Nova recorresse à psicologia da criança.

Para melhor compreensão da histórica da Didática em nosso país, o livro Didática (Martins, 2000) destaca dois eventos que melhor traduz esse contexto: O 1° Encontro Nacional dos Professores de Didática (1970) e o 1° Seminário: A Didática em questão (1982). O mesmo ressalta o avanço da Didática na atualidade e seu objetivo se faz em um ensino eficaz e estratégico, sobre o educador e o educando. Foi através destes eventos que se chegaram novos aprendizados e conclusões.

3. Projeto de Pesquisa

O papel e a atuação do professor já não é há muito tempo a mesma do passado. Antes ele detinha “todo” conhecimento e depositava nos seus alunos aquilo que havia estudado. Porém, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos. Hoje, felizmente, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias

Por essa razão, a arte de ensinar compreende vários fatores que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem e na relação professor-aluno, conhecer seus fundamentos é de vital importância para que tais ensinamentos se estendam na prática e em nossa vida profissional.

Fica evidente que só teoria não é o bastante, mas é preciso saber conhecer a necessidades de seu aluno e incorporar dentro do ambiente escolar. Para tanto, o professor não poderá dar o conhecimento como pronto e acabado, mas apenas revelar sua importância e favorecer no aluno o despertar do desejo de conhecer.

Colocarei um fato real para reflexão:

 Em Jun./2012 ingressei numa instituição de ensino superior aqui em Patos-Pb, foram anos adiando esse sonho, estava empolgada em cursar Pedagogia, mas abandonei 6 meses depois o curso. Os motivos: Todos os professores das 5 disciplinas eram graduados, tinham especializações. Destaco três educadoras em particular, a impressão que elas deixaram depois da segunda aula foi terrível. Eram apresentações cansativas, tema logicamente estruturado, tínhamos um tempo pré-estipulado para fazermos perguntas ou tirar dúvidas. Ora tínhamos um planejamento e de repente, nada. A nossa responsabilidade na sala de aula era compreendermos o conteúdo, fazer teste objetivo e um trabalho coletivo. Éramos alunos passivos, depositários, mas sem garantia de aprendizado. As atividades que elas organizavam não conduzíamos a adquirir métodos de pensamento, habilidades e capacidades mentais para podermos lidar de forma independente e criativa com os conhecimentos adquiridos.

4. Avaliação crítica

Na minha concepção, o primeiro passo do educador, enquanto parte principal do processo ensino-aprendizagem é ele reconhecer que precisa aprender com o aluno, a distinguir suas necessidades, interesses, valores, expectativas, etc., para ajudá-lo no conhecimento a ser construído, é preciso estudar quais propostas possa ser desenvolvido na elaboração da aula, as seqüências didáticas que visam potencializar as relações interativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com