TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Didática

Por:   •  10/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Maria Aparecida Gomes           R.A 8008557

Pedagogia – Didática

Portfólio – Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula

Questão 1:

O texto de Fusari (1998) nos ajuda a refletir a respeito da importância e concepção do planejamento de ensino e da formalização dos planos de ensino e de aula no contexto da educação básica. Em nosso ofício como professor (da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental), trabalharemos com planejamento, plano de ensino, plano de aula.

Defina estes três termos e apresente a relação entre eles. (Organize esta resposta nas linhas a

seguir).

a) (0.25) Planejamento: o planejamento do ensino é o processo de pensar, de forma "radical", "rigorosa" e "de conjunto", os problemas da educação escolar, no processo ensino-aprendizagem. Consequentemente, planejamento do ensino é algo muito mais amplo e abrange a elaboração, execução e avaliação de planos de ensino. O planejamento, nesta perspectiva, é, acima de tudo, uma atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente.

b) (0.25) Plano de Ensino: o plano de ensino é um momento de documentação do processo educacional escolar como um todo. Plano de ensino é,pois, um documento elaborado pelo(s) docente(s), contendo a(s) sua(s) proposta(s) de trabalho, numa área e/ou disciplina específica.

O plano de ensino deve ser percebido como um instrumento orientador do trabalho docente, tendo-se a certeza e a clareza de que a competência pedagógico-política do educador escolar deve ser mais abrangente do que aquilo que está registrado no seu plano.

c) (0.25) Plano de Aula: A aula, por sua vez, deve ser concebida como um momento curricular importante, no qual o educador faz a mediação competente e critica entre os alunos e os conteúdos do ensino, sempre procurando direcionar a ação docente para: estimular os alunos, via trabalho curricular, ao desenvolvimento da percepção crítica da realidade e de seus problemas;. estimular os alunos ao desenvolvimento de atitudes de tomada de posição ante os problemas da sociedade; valorizar nos alunos atitudes que indicam tendência a ações que propiciam a superação dos problemas objetivos da sociedade brasileira. Cada aula é um encontro curricular, no qual, nó a nó, vai-se tecendo a rede do currículo escolar proposto para determinada faixa etária, modalidade ou grau de ensino.

d) (0.25) Relação entre eles: Como demonstrar que existe relação entre o planejamento,o plano de ensino e o plano de aula?

Planejamento é ato de pensar no que será  realizado, portanto todo plano de ensino, de aula e um projeto deve ter um planejamento, quer seja realizado somente pelo professor ou conjuntamente com as crianças.

Plano de ensino é aquele que compreende todo o processo ensino /aprendizagem durante o ano letivo. No caso da Educação Infantil, ele está vinculado diretamente às linguagens que deverão ser trabalhadas durante o ano todo, ou até mesmo durante o período de zero a três anos e de quatro a cinco anos.

O plano de aula está diretamente relacionado ao plano de ensino, mas acontece diariamente, nada mais é do que o plano de ensino dividido por dias letivos.

Tanto os planos de ensino quanto os planos de aulas são realizados pelo professor, porque possuem uma sequência didática a ser seguida para que ocorra o desenvolvimento integral e integrado das crianças.

Questão 2:

Leia novamente este fragmento do texto estudado (FUSARI, 1998): "Eu sempre transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algo quando dá, entrego e pronto. Cumpri a minha obrigação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com