TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Didática

Por:   •  2/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

Turma DGMUS1802PALA0S

Erika Ramos Mariano – RA – 8066923

Joseane Aparecida de Souza Paiva – RA – 8064838

Ricardo Ramos Junior – RA – 8064552

Rosiane Tobias França – RA - 8064832

Portfólio 1 – Ensino de Música na

Educação Básica: convergências e adaptações

Portfólio 1 apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha ou Mariana Ament.

Objetivos da atividade do Portfólio 1:

• Compreender as diferenças entre os diversos tipos de objetivos [e conteúdos] adotados na área de Didática e amplamente utilizados na educação básica;

• Aprender a adaptar e recontextualizar os conceitos destes diversos tipos de objetivos [e conteúdos] no planejamento das atividades pedagógico-musicais segundo um dos educadores musicais dos métodos ativos.

1 Entendendo os objetivos de ensino e conteúdos para a aprendizagem musical

No CRC de Didática (BERTANHA, 2010), Unidade 3, estudamos como os PCNs (1997) apresentam os objetivos de ensino (em suas diferentes dimensões e âmbitos, e “em termos de capacidades de ordem: cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal, inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla” [p.26]), e as definições de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais (Unidade 4). Entendemos que todos os objetivos podem ser relacionados a um destes tipos de conteúdos.

Nos demais textos da área de educação musical, estudamos sobre os pressupostos pedagógicos de alguns dos principais educadores musicais da primeira e da segunda geração, e entendemos alguns pontos importantes sobre como planejar as atividades musicais.

Com base nestes conhecimentos, converse com seus colegas de grupo e preencha o quadro adiante com as informações solicitadas:

Tipos de conteúdos Síntese de sua compreensão Possível conexão com educação musical Exemplo de objetivo para cada conteúdo a partir de um dos educadores estudados

(CRC Didática) (principalmente Hentschke e Del-Ben, 2003) Educador musical (CRC Metodologia): Segundo Emile Jacques Dalcroze

Factuais Conteúdo para memorização e fixação do tema proposto, através do concreto. Introduzir a Leitura Musical para crianças de 04 a 08 anos da Educação Infantil ao Fundamental I, com aumento gradativo de dificuldade, através de símbolos associado aos sons. Trabalhar a noção de leitura musical, para que os alunos percebam que são necessários símbolos que representam os sons. Assim, todos serão capazes de produzir sons juntos e de compreender o que o outro está fazendo, através de símbolos de cores diferentes associado a um movimento corporal para cada cor estipulada.

Conceituais È a parte considerada um instrumento de conhecimento, através dele é que o ser humano desenvolve sua compreensão de tudo que está ao seu redor. Levar o aluno a compreender a linguagem em que a música é representada e como pode ser interpretada.

Desenvolver no aluno a capacidade de criação de uma composição musical. Possibilitar que os alunos compreendam a relação entre símbolos e sons com exercícios de ritmo corporal e após, divisão da turma em grupos e criação de uma composição que será repetida pela turma.

Procedimentais É uma Ação contínua e ordenada, de exercícios práticos, ações que vão auxiliar na compreensão e desenvolvimento do Aluno, para o domínio do Conteúdo que se Ensina. Objetivo Procedimental: Iniciação da Leitura e execução prática da Leitura. através de Símbolos. Esta Ação vai proporcionar ao aluno, uma das inúmeras formas de vivenciar e expressar-se musicalmente. Introduzindo conteúdos, e funções musicais, e desenvolvimento de Domínio na leitura e execução Apresentar ao Aluno um Quadro de cores, onde cada cor representará uma parte do corpo, onde será executado um Movimento rítmico. (eurritmia)

ex. Azul: Bater as mãos, Verde: Bater os pés alternadamente, Amarelo: estalos dos dedos simultaneamente, etc.. Estabelecido as cores e os movimentos corporais correspondentes, os alunos vão criar uma sequência de cores, e executá-las vivenciando as ações de sua leitura. É bom também desenvolver a improvisação, permitindo o aluno através da eurritmia e das cores que estão introduzindo uma forma de leitura, sua exteriorização e criação, no Fazer Musical.

Atitudinais São baseado nos conceitos como os valores com os princípios morais e éticos como os valores humanos que são os mais importantes que são o respeito com as pessoas a solidariedade a educação, honestidade, humildade e a responsabilidade.

Como as Atitudes como a de se comportar e agir como ajudar os amigos, participar das atividades, tarefa da escola etc.

Como as Normas que é uma regra a ser respeitada por todos de um grupo que acaba englobando os conceitos como os valores e atitudes.

Irá ajudar os alunos a desenvolverem a confiança a improvisação a amizade a emoção a solidariedade e a paciência para quem não está conseguindo fazer e a autoconfiança e a perder vergonha. Numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com