TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Economia

Artigo: Portfolio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

1- Defina mercado.

O mercado é o ambiente social ou virtual propício às condições para a troca de bens e serviços. Também se pode entender como sendo a instituição ou organização mediante a qual os ofertantes (vendedores) e os demandantes (compradores) estabelecem uma relação comercial com o fim de realizar transações, acordos ou trocas comerciais.

2- De que fatores dependem a demanda de um bem?

A demanda de um bem depende de uma série de fatores, dos quais, os economistas consideram como os mais relevantes:

O preço do bem;

A renda do consumidor;

O preço de outros bens;

Os hábitos e gostos dos consumidores.

3- Qual é a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade demandada, função de demanda, curva de demanda e lei demanda?

A Demanda é a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptos e dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos. Representa o desejo, intenção, vontade de comprar e não sua realização ou compra propriamente dita (demanda = procura).

A Quantidade Demandada dependerá do preço do bem envolvido, quanto maior o preço, menor será a quantidade de demanda, quanto menor opreço maior será a quantidade de demanda. A esta constatação deu-se o nome de lei da demanda.

A Função Demanda é a expressão matemática da quantidade de demanda em função do preço que uma vez equacionada resulta em uma Curva de Demanda.

A Curva de Demanda é o resultado de uma função demanda equacionada e representada por um

gráfico cartesiano, onde o eixo y é o eixo do preço e o eixo x o da quantidade. Então, é a curva que relaciona a quantidade demandada de um bem com seu preço, mostrando o comportamento dos consumidores.

4- Quando o preço de um bem cai, as empresas se dispõem a oferecer uma quantidade menor dele. Por que isso acontece, se para ganharam mesmo elas precisarão vender mais?

Isso acontece por que as empresas tendem a ter uma maior lucratividade com os bens de maior valor agregado. Pois, uma empresa que vende uma quantidade menor de um produto que tenha um valor agregado maior que um mesmo produto que a empresa vende em uma quantidade maior, mas o seu valor agregado é inferior. Portanto, compensará investir numa quantidade menor do produto de maior valor agregado ao invés de ter lucratividade tendo que vender maior quantidade num produto de menor valor.

5- Por que o mesmo bem pode ser inferior para um individuo e superior para outro?

Porque o valor das coisas não é dado por si só, mas pela leitura que as pessoas fazem dessa mesma coisa. Por exemplo: um diamante para uma pessoa passando fome é menos interessante do que um kilo de carne. O valor das coisas, repito, não está inscrito nelas. O ouro não vale nada. O valor é atribuído externamente ao objeto ao qual se procura valorizar, Por necessidade e preferência.

As pessoas tem um conceito de valorização diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com