TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Cultura Organizacional

Trabalho Universitário: Portfólio Cultura Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  2.821 Palavras (12 Páginas)  •  4.052 Visualizações

Página 1 de 12

Respostas

.............................................................................................................

Introdução

Dentre tantas empresas de diferenciados ramos vamos colocar em destaque para este trabalho duas das melhores entre as 150 Melhores Empresas para se Trabalhar referenciadas no ano de 2014 conforme pesquisa da revitsa VOCÊ S/A, que são: A Cielo S.A., listada em 3º lugar no ranking dentre as melhores e O Boticário, listada em 4º lugar no ranking.

Empresa Cielo S/A

Para entender a origem e história da Cielo S/A é preciso voltar no tempo exatamente em 23 de Novembro de 1995 quando foi fundada a empresa VisaNet com objetivo de administrar as relações com toda a rede de estabelecimentos comerciais afiliados ao sistema Visa Brasil de cartões de crédito e débito, unificando e desenvolvendo novas soluções de captura e realizando a liquidação financeira.

Em Novembro de 2009 a VisaNet oficialmente mudou seu nome, passando a se chamar Cielo S/A. A necessidade da mudança de nome foi uma estrategia para se adequar as mudanças regulatórias que iriam acontecer no setor em 2010, o contrato de exclusividade entre a VisaNet com a bandeira Visa se encerraria em Junho de 2010.

Empresa O Boticário

O Boticário foi fundado em Março de 1977 no centro histórico da cidade de Curitiba, por um Boliviano recem-formado em química com sua colega de faculdade e dois médicos demartologistas, a principio a ideia surgiu após um curso em Porto Alegre, onde a manipulação artesanal de medicamentos começava a ser redescoberta, dando ao paciente uma opção de tratamento personalizada, principalmente dentro da dermatologia. Foi neste contexto que Miguel partiu, depois do aviamento de receitas, para a produção de produtos com a marca O Boticário. Com as vendas limitadas pelo próprio mercado onde atuava, o negócio foi ampliado entrando na área cosmética, com uma linha natural própria. Em setembro de 1979, com o sucesso de uma primeira loja aberta no aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, a marca foi levada Brasil afora pelas mãos de viajantes e turistas, em 1982, exigiria a inauguração de uma fábrica de grande porte em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, onde 27 funcionários trabalhavam para produzir cerca de 400 mil unidades de produtos por ano. Hoje, a fábrica emprega 2.000 funcionários e tem área construída de 39.000 m².

Em Setembro de 1990 foi fundada a Fundação O Boticário de Proteção á Natureza é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza.

Nome da Empresa:

Cielo O Boticário

Quantidade de Funcionários:

Aproximadamente 1835 funcionários Aproximadamente 7.000 funcionários

Ramo do negócio:

Bancos e Serviços Financeiros Bens de Consumo

Missão:

Ser a referência internacional em soluções transacionais e serviços de rede. Ser lembrada pelos clientes como referência em produtos de beleza, buscando a fidelidade para garantir a continuidade do negocio.

Visão:

A Companhia possui uma estratégia de crescimento sustentada por ações relacionadas à diversificação de serviços, melhor exploração de sua rede de captura e de novas tecnologias de meios de pagamento.

Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida, com rentabilidade e crescimento acima do mercado.

Valores:

-Colaboradores com atitude, espírito de equipe e paixão em tudo o que fazem;

-Cliente encantado;

-Atitude de dono;

-Ética em todas as relações;

-Excelência na execução;

-Inovação com resultados e

-Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa. - Integridade; - Paixão pela evolução e desafios; - Comprometimento com resultados e - Valorização das pessoas e das relações.

A- Níveis de Apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas:

Artefatos

Cielo O Boticário

Uma empresa que valoriza um funcionário através da meritocracia, onde investem na capacitação deles, possui uma política de "portas abertas", isto é fácil acesso entre gestores e a equipe, onde inclusive demissões e admissões são abertas. Beleza com sustentabilidade, crachás personalizados com relação ao tempo de empresa.

Valores Compartilhados

Cielo O Boticário

Os funcionários da Cielo sabem com exatidão quais são os valores da empresa, eles trabalham para “encantar o cliente” e “executar com excelência” suas tarefas. O Grupo Boticário acredita na beleza de fazer e realizar. Nosso maior orgulho é ser uma empresa disseminadora da beleza em todas as suas formas de expressão. Afinal, para nós, beleza não é só o que a gente sonha, imagina ou quer.

Pressuposições Básicas

Cielo O Boticário

A Cielo valoriza o funcionário que se esforça, pagando bons salários e investindo em bolsas de cursos e faculdades. Possui um clima de trabalho intenso onde as pessoas encontram pouco tempo para sua vida pessoal, porém um clima bom no relacionamento interpessoal. Para O Boticário a Beleza se traduz em investir nas pessoas, e estimular seu poder transformador.

B-Características que demonstram a essência de sua cultura

Cielo O Boticário

Metas no aperfeiçoamento constante na busca do mais avançado nível de governança corporativa, visando manter o equilíbrio adequado na alocação de direitos, poderes, obrigações e responsabilidades entre gestores, board e acionistas, a fim de permitir que opere com eficiência e crie valor no longo prazo.

*Sustentabilidade.

*Transparência. Beleza é o que a gente faz. Este é o posicionamento que traduz essência, personalidade e valores do Grupo Boticário. Promove o crescimento, oferta de produtos especiais, satisfação do consumidor, geração de empregos e renda.

*Um Negócio sustentável que abrange pessoas, mercado e meio ambiente.

C- Cultura dominante, subcultura, cultura organizacional:

Cultura Dominante

Cielo O Boticário

Prática de condutas éticas e sustentáveis, muito trabalho, compensação pelo retorno financeiro. Beleza não é só o que a gente sonha, imagina e o que quer, beleza é o que a gente faz.

Subcultura

Cielo O Boticário

Em um ambiente de trabalho tão intenso, o funcionário que é visto descendo para a área do café onde possuem mesas ao ar livre (espaço destinado ao lazer criado pela própria Cielo) pode ser visto como um desocupado. Apesar de a empresa exigir metas individuais e ao mesmo tempo trabalho em equipe, relatos de ex-funcionários afirmam que havia muito "coleguismo" e um ambiente agradável na relação interpessoal, além de muito dinamismo, mesmo havendo rodizio constante de funcionários entre as lojas.

Cultura Organizacional

Cielo O Boticário

A Cielo possui uma cultura forte que busca que seus funcionários gostem de trabalhar nessa organização em que os desafios, na verdade, é a rotina. “Somos bastante exigidos no dia a dia. Em contrapartida, a empresa oferece um programa muito bacana de desenvolvimento e capacitação formal e comportamental para todos nós”, diz um funcionário.

Para O Boticário a Cultura Organizacional é a percepção coletiva que os colaboradores têm da empresa e como cada um de nós reage a essa percepção. Focando no desenvolvimento e engajamento dos funcionários, bem estar de todo e sustentabilidade. Sua cultura pode ser considerada adaptativa devido à inovação, mudança e modernização.

D- Seus processos de criação e manutenção da cultura

Criação da cultura

Cielo O Boticário

* Possui um Conselho de Administração;

* possui uma Secretaria de Governança Corporativa dedicada a suportar os órgãos de governança da Companhia e de suas controladas, estabelecer mecanismo de auto- avaliação do Conselho de Administração de forma colegiada e individual;

* mantém Políticas de Dividendos, de Divulgação, e de Transações com Partes Relacionadas e situações envolvendo Conflito de Interesses;

* possui um Código de Ética, que estabelece as normas de conduta no relacionamento com todas as partes interessadas: colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, órgãos reguladores, sociedade e governo.

* Possui um Grupo de Gestão de Pessoas para gerir os valores culturais da empresa com base no Código de Conduta, Departamento de Sustentabilidade para assegurar que todos sigam as normas da empresa voltada para sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente;

*visando sempre o bem estar dos funcionários para com a empresa, seu desenvolvimento profissional e pessoal, criou a sala de amamentação, para as mulheres que trabalham é cedido os 6 meses de licença maternidade, após o retorno para o trabalho a funcionária pode levar seu filho e deixar no berçário e amamentá-lo quando necessário em uma sala especial para elas.

Processos de manutenção da cultura

Cielo O Boticário

Para acompanhar o desenvolvimento dos profissionais, é realizada a avaliação formal de desempenho. Trata-se de um instrumento de feedback que ajuda as pessoas a saber como estão indo no trabalho, quais rumos a carreira pode tomar e auxilia na correção de eventuais desvios de percurso. Com isso, de modo geral, cada um discute seu plano de carreira e as metas com o gestor direto. Os gerentes e os diretores da Cielo cultivam a política de portas abertas, que influencia positivamente no ambiente corporativo e na agilidade na hora de tomar decisão. O Grupo Boticário se preocupa com seus funcionários e o bem estar organizacional dos mesmos, Realizando de 2 em 2 anos uma pesquisa de Clima Organizacional a fim de encontrar pontos ser melhorados e ressaltar os positivos, transformando-se assim em uma organização boa para se trabalhar.

E- Como os funcionários aprendem a cultura organizacional

Cielo O Boticário

Os funcionários aprendem a cultura organizacional durante seu trabalho, pois já na contratação de pessoal eles procuram pessoas que já possuem quesitos que se encaixam no objetivo da organização, padronizando e unificando de inicio a visão da empresa com a visão do novo contratado e seus objetivos. Um funcionário recém-admitido passa por uma integração onde é explicado cada item do código de conduta, o quão ele é importante para empresa.

F- Como são demonstrados os rituais, símbolos e linguagem

Cielo O Boticário

*publicação de um Relatório de Sustentabilidade auditado e orientado por padrões internacionais,

* implantação de diversas políticas que abordam questões importantes como meio ambiente,

* gestão de pessoas e riscos corporativos, reunidas em um rigoroso Código de Ética compartilhado entre colaboradores e fornecedores,

* Comitê de Sustentabilidade, instituído em 2013 como órgão de assessoramento do Conselho de Administração;

* avaliação formal de desempenho dos funcionários;

* quanto á simbologia, a marca da Cielo significa céu e foi escolhido para enfatizar o novo posicionamento da empresa, baseado na abrangência de suas ações e na amplitude de sua rede (que anteriormente era apenas Visa e Visanet)

* promoções e demissões feitas às claras

* carga horária e volume de trabalho em ritmo frenético * Cordões de crachás personalizados de acordo com o tempo de casa de colaboradores (5, 10, 15, 20 e 25 anos) fazendo cada pessoa única;

*caricaturas exibidas em painéis que também são divididos conforme o tempo de casa;

*os homenageados também recebem vale-compras no qual o valor varia de acordo com o tempo de empresa.

G-Relação dos aspectos anteriores a espiritualidade e a diversidade da mesma

Cielo O Boticário

A Cielo é uma empresa onde em sua cultura é exigido sobrecargas de trabalho aos funcionários, sendo eles recompensados por bons salários e benefícios, além de cursos pagos pela empresa para que seja elevado o potencial do profissional. Possui uma transparência dos gerentes nos acordos com os funcionários. Com relação ao bem estar, relatos de ex-funcionários nos deu a ideia que o clima é de muito trabalho e que não sobra tempo para a vida pessoal, no entanto a gratificação financeira e um bom ambiente de trabalho em si compensam seus esforços. A espiritualidade do O Boticário mostra a preocupação com o bem estar dos seus funcionários e o lucro, uma vez que o funcionário se sente motivado na empresa que trabalha, logo passará a trabalhar com maior produtividade e qualidade. Isso pode ser observado em seus aspectos, valores compartilhados, simbolismo, rituais e projetos.

Fazer um paralelo comparativo entre as 02 culturas organizacionais pesquisadas no item anterior colocando seus pontos positivos e negativos.

Comparativo Ana Paula Pereira Guerreiro:

Cada empresa tem uma cultura organizacional diferente da outra, ambas visam o bem estar de seus funcionários e o lucro que dará para a empresa com seu comprometimento, profissionalismo e conduta.

A empresa Cielo é oferecido diversos benefícios entre eles o desenvolvimento do profissional com cursos, plano de carreira, bom ambiente de trabalho, gratificação financeira, para funcionários comprometidos com seu trabalho. Mas em contrapartida existe uma sobre carga de trabalho que muitas vezes não sobra tempo para a vida social do funcionário que ocasiona o estresse psicológico.

A empresa O Boticário oferece benefícios e prêmios a seus funcionários, programas para as funcionárias que tiveram recentemente seus filhos de poder levar a criança deixar no berçário e amamentá-las em determinado horário do expediente, investem na capacitação dos funcionários, porem a empresa tem um código de conduta rigoroso que o funcionário deve cumprir.

Comparativo Maria Crislaine Timóteo Calixto:

Cielo S/A e O Boticário atuam em ramo de atividades diferentes mas apresentam uma semelhança em sua cultura organizacional, a sustentabilidade. As duas empresas oferece beneficios a seus colaboradores e de forma comparativa as mesmas tem como valores a satisfação de seus clientes e colaboradores.

Sedo assim o estudo entre as duas empresas, apresentam resultados que indicam que as mesmas, trabalham com o seu diferencial em comum, visando o bem do meio ambiente e a qualidade de vida dos seus clientes e funcionários, seja por facilidade ou bem estar.

Com isso, conclui-se que as duas são Empresas conceituadas, possuem amplas condições de crescimento, ambas adotam métodos para estarem à frente do mercado, pois enquanto uma está com visão em determinada atuação, outra está com uma visão diversificada em qualidade de vida , mas elas não deixam de ser líderes se tratando do bem-estar de seus consumidores e colaboradores.

Comparativo Roberta Cavalheiro Andrade:

Dentre as duas empresas estudadas, podemos ressaltar alguns pontos positivos e negativos em se trabalhar numa organização com culturas bem definidas quantas estas, no meu ponto de vista a Cielo tem vantagem nos salários, no incentivo ao crescimento profissional, na abertura que a empresa dá para o diálogo entre gerentes e colaboradores o que torna o ambiente agradável, em contrapartida o que temos como pontos negativos é que a vida pessoal acaba sendo deixada de lado por conta da jornada de trabalho e pelo ritmo frenético de trabalho. Já O Boticário possui como ponto positivo bastante coleguismo entre os funcionários, um ambiente descontraído já que a beleza e o bem estar são produtos de vendas e isto é passado através do seu treinamento, como ponto negativo, acredito que a compensação financeira não seja tão grande e não se possui um programa de incentivo para o crescimento do conhecimento, apenas nas vendas onde são traçadas metas.

Bibliografia

Cielo.com.br

Exameabril.com.br

Boticário.com.br

Indeed.com.br

Wikipedia.org

...

Baixar como  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »