TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Logistica

Artigo: Portfólio De Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  2.448 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos?

Resposta: As atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos são o transporte e a manutenção dos estoques. Há também uma atividade-chave importante chamada processamento dos pedidos.

O transporte é essencial pelo fato de não haver empresa moderna capaz de operar sem adotar as providências necessárias para a movimentação de suas matérias-primas ou produtos acabados. Essa importância é destacada pelas limitações financeiras impostas a muitas empresas por desastres como uma greve nacional ferroviária ou um boicote dos transportes rodoviários independentes ao transporte de mercadorias em consequência de conflitos sobre fretes. Em ocasiões como essas, é impossível atender aos mercados, e os produtos ficam retidos no canal da logistica até sua deteriorização ou obsolescência.

Os estoques são igualmente essenciais para a gestão logistica porque normalmente é impossível e impraticável produzir instantaneamente ou garantir prazos de entrega aos clientes. Os estoques funcionam como um “pulmão” entre oferta e demanda para que se possa garantir aos clientes a disponibilidade dos produtos de maior demanda, ao mesmo tempo em que se dá flexiblidade à produção e logistica na busca de métodos eficientes de produção e distribuição das mercadorias.

Já o processamentos de pedidos tem os custos menores em comparação com os do transporte ou a de manutenção dos estoques. Mesmo assim, o processamento de pedidos é um elemento importante na determinação do tempo total da entrega de mercadoria ou serviços a um cliente. Trata-se da atividade que desencandeia a movimentação dos produtos e o serviço de entrega.

2. Defina o que são atividades chave e atividades de suporte, como cada uma delas impacta na gestão da cadeia de suprimentos?

Resposta: As atividades chave normalmente representam a parte marjoritária dos custos ou são essenciais para a coordenação e conclusão eficientes da missão da logistica. Elas estão no circuito “critico” do canal de distribuição física imediato de uma empresa. Os padrões dos serviços aos clientes estabelecem a qualidade dos serviços e o índice de agilidade com os quais o sistema logístico deve reagir. Os custos logísticos aumentam proporcionalmente ao nível do serviço oferecido ao cliente. Estabelecer níveis de serviço excessivos pode catapultar os custos logísticos para níveis insuportavelmente elevados.

As atividades de suporte, embora possam ser tão críticas quanto às atividades-chave em algumas circunstâncias, são consideradas aqui como contribuintes para a realização da missão logística. Além disso, uma ou mais atividades de suporte podem não fazer parte do composto de ações logísticas de todas as empresas. Por exemplo, produtos como automóveis ou commodities como carvão, minério de ferro ou brita, por não exigirem proteção contra condições do clima ou de armazenagem, não ficarão dependentes da atividade de armazenagem, mesmo quando forem mantidos estoques. Contudo, a armazenagem e o manuseio de materiais são normalmente praticados quando os produtos enfrentam uma suspensão temporária do seu encaminhamento ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com