TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio De Recursos Humanos 4 Período Individual

Artigos Científicos: Portfólio De Recursos Humanos 4 Período Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

A atuação das pessoas na organização sempre foi importante, no entanto, atualmente este valor vem cada vez mais crescendo e é muito mais reconhecido. As organizações estão conscientes de que sem as pessoas não há inovação, pois são elas que pensam e agem para desenvolver sistemas, tecnologias e conceitos e com isso fazer o sucesso e crescimento das empresas.

O objetivo desse trabalho foi aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do quarto semestre, a fim de nortear nossos conhecimentos no desenvolvimento de pessoas; na qualidade de vida e segurança no trabalho e na gestão do conhecimento e educação corporativa e com isso aplicar nosso conhecimento sobre a empresa GE CELMA que nos foi disponibilizada.

2 DESENVOLVIMENTO

Resolução das Questões Propostas:

2.1 Desenvolvimento de Pessoas

1) A empresa GE CELMA tem a área de recursos humanos que atua definindo as estratégias para o crescimento da organização, e para poder alcançar os objetivos envolve todo os níveis da empresa no desempenho de um plano que aja a participação de todos seus colaboradores, com isso eles adotaram as estratégias, que são: atrair, reter e engajar profissionais com potencial de crescimento; identificar e desenvolver a próxima geração de líderes; acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores; multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia. A mesma também adotou um recrutamento interno em sua organização, que tem como finalidade privilegiar seus colaboradores da própria unidade ou até mesmo de outras unidades dando sempre que possível oportunidades a todos seus funcionários , com isso eles fazem divulgações internamente como avisos, e-mails corporativos e através de um sistema mundial chamado COS (Career Opportunity System) que quer dizer Sistema Oportunidade de Carreira para as demais unidades. A GE também disponibiliza um site onde há um link onde candidatos que tenham interesse em trabalhar para a mesma possam cadastrar seu currículo para possíveis contratações.

2) Na realização do processo seletivo na GE CELMA o RH realiza entrevistas com os candidatos e encaminha para entrevista com a área requisitante, utilizando também dinâmicas de grupo e teste de conhecimentos específicos. Sabemos que a utilização da dinâmica em grupo tem um objetivo muito importante no processo seletivo, pois consiste em permitir às pessoas que participem de vivências que sejam baseadas em situações reais ou não, e ainda possibilita em ajudá-las em suas relações com o grupo, permitindo assim que durante o processo seletivo a pessoa possa ser avaliada enquanto indivíduo e enquanto grupo, pois dessa forma avalia se o candidato sabe trabalhar em grupo, se tem harmonia com todos, se tem fácil comunicação com os demais, se sabe trabalhar em equipe ou só gosta de trabalhar sozinho, com isso será mais fácil diagnosticar e selecionar a pessoa mais adqueada ao perfil da empresa. Por isso, que é importante que a dinâmica tenha um objetivo claro ao ser realizada, e é necessário detectar a necessidade da empresa definir as características que vão ser avaliadas, pois essa é a ferramente para seleção que traz mais segurança para a empresa, já que através dela é possível analisar as competências comportamentais dos participantes, além que, permite que os participantes possam apresentar suas características e habilidades que vão lhes favorecer.

2.2 Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho

1) Em todo procedimento de integração de novos funcionários as organizações sempre realizam suas orientação sobre vários temas, e uns dos temas que é de grande importância é o processo de qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho, pois os colaboradores têm que trabalharem seguros para poderem desenvolver melhor suas atividade e sem correr risco. E também as organizações tem que dar e incentivar qualidade de vida, porque qualidade de vida não inclui apenas fatores relacionados à saúde, bem-estar físico, funcional, emocional e mental, mas também outros elementos importantes que é o trabalho, família, amigos e outras circunstâncias do dia a dia, pois se os funcionários tiverem uma qualidade de vida melhor vão saber se relacionar melhor no ambiente de trabalho, se comunicar com os colegas de forma mais agradável e com isso trazer muitos benefícios para a empresa, pois estão trabalhando satisfeitos em ambientes seguros e saudáveis.

Sobre o tema Qualidade de Vida no Trabalho, temos um grande exemplo do conceito de Albuquerquer e França, que diz:

A Qualidade de Vida no Trabalho é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano na realização do seu ofício (ALBUQUERQUE; FRANÇA, 1998: 41).

A sua compreensão transpõe, que as empresas precisam inovar e trazer melhorias para seus colaboradores, como disponibilizando equipamentos novos e seguros, novas tecnologias, padrões de salários e benefícios, ambiente físico, entre outros. Para assim, eles realizarem suas tarefas.

2) Exemplos de empresas que possuem políticas estruturadas na área de segurança e saúde no trabalho.

1º empresa: Instaltec Instalações Técnicas Ltda

A política da Instaltec Instalações Técnicas Ltda, acredita que para fornecer serviços com excelência na área de telecomunicações e elétrica em território nacional e internacional deve integrar: os serviços de qualidade, conformidade com a segurança e a saúde das pessoas e de seus funcionários. Para garantir a satisfação de seus clientes, colaboradores, fornecedores e todas as partes interessadas. A empresa também possuem e determina ações a serem realizadas, bem como : Elaborar procedimentos e técnicas para seus serviços; Treinar todos os colaboradores nos seus processos e atividades; Prever e antecipar-se aos riscos no ambiente de trabalho, promovendo a integridade física de seus colaboradores;Comprometer-se com a segurança e saúde das pessoas; Monitorar periodicamente a saúde dos integrantes, objetivando a prevenção de doenças e de lesões. Pois eles trabalhando dessa forma vão estar em conformidade com todos os requisitos legais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com