TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio aula 1 - psicologia des. aprendizagem e adolescencia

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                [pic 2]                                [pic 3]

Universidade Aberta do Brasil

Universidade Federal do Ceará

Instituto UFC Virtual

Licenciatura em Matemática

Disciplina: PSICOLOGIA DES. E APZ. NA ADOLESCENCIA

Filme: As Crônicas de Nárnia 1

“O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa”.

Alunos: JOSÉ RENATO MORAIS DA SILVA

 LEÔNDIDAS VIEIRA ROCHA

1- Quanto aos elementos do consciente individual: Id, Ego e Superego, 

Identificar como eles aparecem no comportamento dos diversos personagens. (Dê exemplos (para cada dos conceitos) através das reações de comportamentos, atitudes, formas de comunicação).

Id – Edmundo, ele age pelos instintos sem se preocupar com os meios e as consequências, ele vai sempre contra as regras e os valores, principalmente aqueles propostos pelo irmão Pedro. O foco para ele era seu objetivo pessoal. Podemos justificar esta escolha baseados em momentos como: Edmundo, logo no inicio do filme, desobedecendo ao pedido de sua mãe, busca a fotografia do pai em meio à situação de perigo, onde a sua casa estava sendo bombardeada. Outro momento é quando ele denuncia a ida de Lúcia a Nárnia e seu encontro com Sr. Tomnus em troca de doces, além de que encantado pela promessa de ser príncipe ou até rei, diz à feiticeira que poderá levar os irmãos até Nárnia, sem saber da real intenção da mesma. Já no fim do filme, Edmundo contraria ao pedido de Pedro e continua na batalha

Ego – Suzana, ela representa a neutralidade, o equilíbrio, em vários momentos ela tenta apaziguar os ânimos quando algum dos irmãos entra em discussão. Ela tenta fazer a ponte entre os dois extremos, um regido pelas emoções e outro pela razão. Sem contar nos momentos de sensatez que ela reproduz.

Superego - Pedro age pela razão, leva em conta os princípios, as regras, o que identifica como sendo responsável pela sua atitude, talvez até pela ausência dos pais ele tomou os lugares deles e tiveram que ser responsáveis pelos irmãos, Pedro ainda mais que Susana sua irmã, pois assumiu a responsabilidade como pai, talvez pela ausência dele.

2. A personalidade é composta por temperamento, caráter, aptidões, habilidades... Nesse contexto que habilidades podemos identificar no(a) (escolha um personagem)?

Temperamento: Podemos destacar personagem Pedro usava de muita selvagem em suas atitudes pela falta do pai pela posição de tenta impor a ordem principalmente com Edmundo o mais abalado pela falta do pai decorrer do filme amadurecimento ele acaba canalizando essa força de forma produtiva para realizações positivas.

Caráter: Pedro por boas influências e boa educação, honesto em suas ações, procurando proteger e cuidar de sua família.

Aptidão: Também por Pedro pela liderança desde o início e que com o passar do tempo só vai desenvolvendo este dom, pelo pontos a de aprender e se tornar um líder.

Habilidade: O que foi percebido por Pedro, habilidade que liderança.

 3. A memória é responsável por imprimir sentido e valor às ações. Em que (quais) momento(s) evidenciamos o resgate dessas informações? (Cite no mínimo dois momento).

 O primeiro momento da memória é o consciente, é quando os irmãos estão brincando de pique esconde e quando Pedro conta de um a cem, Lúcia vai se esconder no guarda roupa e logo após entra em Nárnia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (258.6 Kb)   docx (186.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com