TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia De Aprendizagem

Ensaios: Psicologia De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

Na vida humana a aprendizagem se inicia com o, ou até antes, do nascimento e se prolonga até a morte. Logo que a criança nasce, começa aprender e continua a fazê-lo durante toda a vida. Quando se consideram todas as habilidades, os interesses, as atitudes, os conhecimentos e as informações adquiridas, dentro e fora da escola, e suas relações com a conduta, a personalidade e a maneira de viver, pode-se concluir que a aprendizagem acompanha toda a vida de cada pessoa.

A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende e, através da aprendizagem, desenvolve os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas exibem os resultados da aprendizagem. Quando se considera a vida em termos do povo, da comunidade ou do indivíduo, por todos os lados são encontrados os efeitos da aprendizagem.

Com este curso de noções de psicologia da aprendizagem, você irá aprender:trodução Curso de Noções de Psicologia da Aprendizagem

Histórico e Conceitos da Aprendizagem

As Múltiplas Dimensões da Aprendizagem

Objetivos e conteúdos da Psicologia da Educação

Aspectos da legislação educacional atual

Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem Cognitiva

Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem de Automatismos

Produtos da Aprendizagem: Aprendizagem Apreciativa ou Afetiva

Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem

Motivação da Aprendizagem

Incentivos

Motivação do Ensino

Fatores Intrapessoais e Aprendizagem Escolar

Fatores Socioambientais e Aprendizagem Escolar

Bibliografia/Links Recomendados

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A linguagem, além disso. Irá integrar-se ao pensamento, formando uma importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido, desta forma, como um diálogo interiorizado.

Objetos e conceitos existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos aos indivíduos. Para se apropriar desses objetos e conceitos é preciso que a criança identifique as características, propriedades, e finalidades dos mesmos. A apropriação pressupõe, portanto, gradativa interiorização. Através desse processo, é possível aprender o significado da própria atividade humana, que se encontra sintetizada em objetos e conceitos. Assim, ao se analisar uma mesa, pode-se notar que ela resume, em si, anos de trabalho e tecnologia: é preciso maquinário apropriado para lixar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com